Dignidade Re-Vista lança edital da sua quarta edição

14-07-2017

Edital Dignidade Re-Vista

Nº 04,2017 

Baixe aqui

Pluralismo Cultural e Religioso

O ser humano é chamado a viver em comunidade. Fazemos parte de um todo e estamos em profundo contato com o diferente. Para que possamos viver de maneira democrática em meio a esta sociedade plural, é necessário conhecer e, ao mesmo tempo, respeitar a diversidade, o pluralismo e as diversas expressões culturais que formam a sociedade. O Brasil é composto por esta multiplicidade de valores, raças, crenças e tradições, e contemplar cada região brasileira nos ajuda a compreender e a compor este rico mosaico onde a diversidade torna-se o tom que dá vida a toda esta obra de arte.

O pluralismo cultural verificado na sociedade brasileira, que tem em sua origem a miscigenação de povos, carrega consigo fortes marcas da fé, visto que, por muitas vezes, traduz-se em uma diversidade de crenças. Cultura e religião, historicamente, caminham juntas e, portanto, influenciam-se mutuamente. Tendo isso em vista, é evidente a necessidade de buscar, tanto na heterogeneidade cultural como na religiosa, as respostas para superar os preconceitos propagados em nossa sociedade e compreender as diferenças que nela subsistem.

A Pastoral Universitária Anchieta, através de sua revista eletrônica: “Dignidade Re-Vista”, quer incentivar o corpo discente da PUC-Rio, em seus diferentes campos de estudo, a desenvolver artigos de cunho científico, com base nos Direitos Humanos, que abordem o tema “Pluralismo Cultural e Religioso”. É nosso objetivo com o tema proposto, que o estudante reflita e tome cada vez mais consciência da importância e do exercício dos Direitos Humanos diante da diversidade cultural e religiosa que enriquece a sociedade.

PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO

Dia 23 de setembro de 2017. 

NORMAS PARA A PUBLICAÇÃO

Dignidade Re-Vista é uma publicação técnico-científica da Pastoral Universitária da PUC-Rio. É publicada semestralmente com o objetivo de divulgar e estimular a produção de artigos científicos originais e inéditos oriundos de pesquisas voltadas à produção de um conhecimento interdisciplinar na área de estudos e investigações em Direitos Humanos e os valores éticos, humanos e cristãos, visando o aperfeiçoamento e a atualização dos profissionais e estudantes. A Dignidade Re-Vista é um periódico de acesso aberto, exclusivamente online e de fluxo contínuo.

A Dignidade Re-Vista aceita artigos científicos de estudantes do nível superior e de pós-graduação de qualquer instituição e de qualquer curso, contanto que o conteúdo do artigo afine-se com a temática do número a ser publicado assim como com os Direitos Humanos. Cada artigo pode ter até 4 autores e 1 orientador.

Iniciar a trajetória acadêmica e cultural de estudantes pesquisadores é a maneira que os editores encontraram de reconhecer a força produtiva, renovadora e provocadora que se espera da pesquisa sobre os Direitos Humanos e os valores éticos, humanos e cristãos.

Os textos submetidos ao periódico, mesmo quando avaliados, revistos e publicados são de total responsabilidade dos seus autores. As opiniões emitidas nos trabalhos publicados, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo necessariamente a posição da Pastoral Universitária da PUC-Rio.

São aceitos para a publicação somente trabalhos originais inéditos, que contribuam para o conhecimento sobre a temática dos Direitos Humanos e que não estejam sendo avaliados para publicação em outra revista. Todas as colaborações serão aceitas a título gratuito. Todos os direitos editoriais são reservados para a Dignidade Re-Vista, bem como nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito do Conselho Editorial, ou sem constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

PROCESSO EDITORIAL

Os artigos submetidos devem obedecer rigorosamente às normas e os objetivos de Dignidade Re-Vista e todas as exigências devem ser atendidas. Aqueles que não estiverem de acordo com as normas da revista não serão avaliados.

Os manuscritos submetidos serão avaliados pela Coordenação Editorial quanto à adequação do conteúdo à linha editorial da revista, ao tema proposto na edição a ser publicada e à originalidade do estudo. Após a aprovação, os manuscritos serão enviados para avaliação de pelo menos dois membros do Conselho Editorial com expertise na área (avaliação por pares). Os revisores podem sugerir modificações, correções, solicitar esclarecimentos e fazer recomendações. Somente após o aceite final dos editores, os trabalhos serão encaminhados para publicação. Os autores dos artigos selecionados para publicação serão notificados por e-mail e receberão instruções relacionadas aos procedimentos editoriais técnicos. Os trabalhos em análise editorial não poderão ser submetidos a outras publicações, nacionais ou internacionais, até que sejam efetivamente publicados ou rejeitados pelo corpo editorial. Em casos de dúvidas, os autores deverão entrar em contato exclusivamente pelo e-mail dignidadere-vista@puc-rio.br

Embora seja característica típica deste sistema às cegas, reitera-se que durante o processo de avaliação não será revelado o nome do autor aos membros do Conselho Editorial, nem os nomes destes ao autor.

A submissão do artigo deverá ser realizada exclusivamente através do site da Dignidade Re-Vista, que será disponibilizado posteriormente.

*O fato do autor enviar o artigo para publicação significa a cessão dos direitos autorais.

*Somente serão analisados os artigos que contemplarem as exigências editoriais.

 Regras para publicação de artigos

  • Autor (es)

Limite de até 3 autores por artigo. Todos os autores devem fazer o cadastro na plataforma da revista.

Link: http://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/login

  • Tipo e Nome do Arquivo

Durante o processo de submissão e revisão do artigo o arquivo deve estar em formato em word, conforme modelo disponível no site da Pastoral Universitária, e vir apenas com título do artigo.

Link: http://www.pastoraluniversitaria.com.br/dignidade-re-vista.html

A versão final do arquivo para publicação deverá estar em PDF.

  • Formato do Papel

 Em A4, com margens superior e esquerda com 3cm e inferior e direita com 2cm.

  • Extensão do artigo (laudas)

Mínimo de 08 e máximo de 15, contando com a bibliografia.

  • Texto do artigo

O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5 linhas. Marque a opção de “não adicionar espaço entre parágrafos do mesmo estilo”. Recuo de Parágrafo com 1,0 cm. Fonte utilizada deve ser a Times New Roman. O tamanho da Fonte deve ser 12. E o alinhamento é justificado.

  • Título

 Em negrito, centralizado, tamanho da fonte: 14 e não usar caixa alta.

  • Título em inglês

Deverá vir abaixo do título em português, com tamanho da fonte em 12 e não pode usar caixa alta.

  • Subtítulo

Em negrito, justificado, com tamanho da fonte em 12 e não pode usar caixa alta.

  • Nome do Autor (somente na versão final, após parecer da avaliação)

Abaixo do título em inglês, margem à esquerda, com situação institucional e agência de fomento (caso tenha). Tamanho da fonte em 12.

  • Lattes (somente na versão final, após parecer da avaliação)

O lattes do autor (es) deve vir na primeira página como nota de rodapé. Tamanho da fonte em 10.

  • Resumo

No máximo 5 linhas e conter versão em inglês. Fonte com tamanho 12

  • Palavras chave

Limite de 5 palavras, separadas por ponto e vírgula (;) e conter versão em inglês

  • Notas de Rodapé

Tamanho da Fonte deve ser 10

  • Sistema Nota de Rodapé

AUTOR, ano, página

Obs: Autores clássicos ou cujas obras seguem divisões peculiares: HOMERO, Ilíada, VI, vs. 29-66. PLATÃO. A República, VII, 520a .  

  • Citações

Com até três linhas: com aspas, contendo as referências na nota de rodapé.

Com mais de três linhas: destacadas do corpo do texto, recuo de 4cm, fonte 10 e referências logo em seguida. 

  • Referências Bibliográficas (Devem constar somente os nomes das obras citadas no decorrer do artigo, em ordem alfabética.)
  1. Livro: SOBRENOME, Nome. Título da obra em Itálico: subtítulo. Nome do tradutor, se houver. Cidade: Editora, ano de publicação.
  2. Artigo ou capítulo em livros: SOBRENOME, Nome. "Título do artigo ou do capítulo". Nome do tradutor, se houver. In SOBRENOME, Nome. (Org. ou Ed.) Título da obra em Itálico: subtítulo. Cidade: Editora, ano de publicação, páginas que o artigo ocupa na obra.

Artigo em periódicos: SOBRENOME, demais nomes abreviados. "Título do artigo ou recensão". Nome do tradutor, se houver. Título do periódico em Itálico. Volume em algarismos romanos/número do periódico em algarismos indo-arábicos (ano da publicação), páginas que o artigo ocupa no periódico.

Obs.: É imprescindível que, no caso das obras traduzidas para o português, estejam presentes nas referências os nomes dos tradutores.