Indicadores de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES)

Um estudo de caso PUC-Rio

  • Pedro Henrique Candiota Bevilaqua PUC-Rio
  • Melissa Casacchi

Resumo

O presente artigo discute o papel dos indicadores de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES). Apresenta um panorama do desenvolvimento sustentável, discute a inserção das IES nesse debate e como podem ser implantados sistemas para melhorar a gestão ambiental das universidades. São apresentados diversos modelos e ferramentas para avaliar a evolução das IES, assim como um estudo de caso da PUC-Rio.


Palavras-chave: Universidade Sustentável, Instituição de Ensino Superior-IES, Laudato Si,Indicadores de Sustentabilidade, Sistema de Gestão Ambiental-SGA
 
Abstract
This paper discusses the role of sustainability indicators in Higher Education Institutions (HEISs). It presents a panorama of sustainable development, discusses the insertion of HEIs in this debate and how systems can be implemented to improve the environmental management of universities. Several models and tools are presented to evaluate the evolution of HEIs, as well as a case study of PUC-Rio.
 
Keywords: Sustainable University,Higher Education Institute-HEI, Laudato Si, Sustainable indicators, Environment Management System
Publicado
Jul 31, 2018
Como Citar
CANDIOTA BEVILAQUA, Pedro Henrique; CASACCHI, Melissa. Indicadores de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES). Dignidade Re-Vista, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 112-124, july 2018. ISSN 2525-698X. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/article/view/645>. Acesso em: 21 nov. 2024.