Indicadores de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES)
Um estudo de caso PUC-Rio
Resumo
O presente artigo discute o papel dos indicadores de sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior (IES). Apresenta um panorama do desenvolvimento sustentável, discute a inserção das IES nesse debate e como podem ser implantados sistemas para melhorar a gestão ambiental das universidades. São apresentados diversos modelos e ferramentas para avaliar a evolução das IES, assim como um estudo de caso da PUC-Rio.
Palavras-chave: Universidade Sustentável, Instituição de Ensino Superior-IES, Laudato Si,Indicadores de Sustentabilidade, Sistema de Gestão Ambiental-SGA
Abstract
This paper discusses the role of sustainability indicators in Higher Education Institutions (HEISs). It presents a panorama of sustainable development, discusses the insertion of HEIs in this debate and how systems can be implemented to improve the environmental management of universities. Several models and tools are presented to evaluate the evolution of HEIs, as well as a case study of PUC-Rio.
Keywords: Sustainable University,Higher Education Institute-HEI, Laudato Si, Sustainable indicators, Environment Management System
Feita a submissão e uma vez concedida a aceitação de textos propostos à Dignidade Re-Vista, considera-se dada a cessão dos direitos autorais para a revista e fica autorizada a publicação do artigo de forma eletrônica.