A Oficina Lego na Educação de Adolescentes em Conflito com a Lei

uma leitura filosófica com bases psicanalíticas.

  • Fabiola Menezes de Araujo Puc-Rio
  • Sandra Maria Saragoça Decembino Caldas, Profa. CE Luiza Mahin

Resumo

 A Oficina de Lego é um método lúdico de ensino-aprendizagem que acontece há cerca de dez anos no Cense Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, sistema sócio-educativo localizado na Ilha do Governador, e vem permitindo a alunas advindas de conflitos com a lei elaborar-se de modo a conseguir ter prazer com a educação. Para refletir sobre as causas do conflito com a Lei, assim como sobre as possibilidade de sublimação destas causas, trazemos conceitos da psicanálise. Freud considera que o lúdico advém de um movimento intitulado de Fort-Da em que a criança aprenderia a saber de si a partir do jogo. Este movimento é proposto como a causa originária da sublimação da pulsão de morte em Além do Princípio do Prazer. A partir da expressão que as alunas encontram na Oficina de Lego, estas passam a realizar-se não mais em conflito com a Lei.  


 Palavras-chave:Fort-Da;tempo de compreensão;método ensino-aprendizagem.

Publicado
Dec 31, 2018
Como Citar
DE ARAUJO, Fabiola Menezes; CALDAS, Sandra Maria Saragoça Decembino. A Oficina Lego na Educação de Adolescentes em Conflito com a Lei. Dignidade Re-Vista, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 15-30, dec. 2018. ISSN 2525-698X. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/article/view/687>. Acesso em: 25 apr. 2024.