Por um mundo universitário mais inclusivo e ambientalmente responsável – Perfil-entrevista com Pe. Josafá Siqueira

  • Gabriel Banaggia
  • Juliana Bonekamp

Resumo

De que maneiras é possível construir um mundo universitário que seja ao mesmo tempo mais ambientalmente responsável e inclusivo? Essa foi a pergunta que orientou a realização deste perfil-entrevista com o reitor da PUC-Rio, Josafá Carlos de Siqueira, S.J., elaborado conjuntamente por Gabriel Banaggia, antropólogo com doutorado pelo Museu Nacional/UFRJ e pós-doutorando no Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, e por Juliana Bonekamp, aluna de graduação em Ciências Sociais no mesmo departamento e bolsista da universidade.


A proposta do encontro, feita pela Dignidade Re-Vista, publicação da Pastoral Universitária Anchieta, configura uma ocasião didática singular para o desenvolvimento de um primeiro texto com formato acadêmico. A concepção do roteiro para a conversa foi animada pela leitura de diversos textos escritos pelo reitor, com especial atenção para a recente obra Reflexões do mundo universitário, publicada em 2018, bem como pelo estudo da encíclica Laudato Si’, de 2015, com a qual, para utilizarmos a expressão de padre Josafá, o papa Francisco presenteou o planeta.

Publicado
Oct 11, 2018
Como Citar
BANAGGIA, Gabriel; BONEKAMP, Juliana. Por um mundo universitário mais inclusivo e ambientalmente responsável – Perfil-entrevista com Pe. Josafá Siqueira. Dignidade Re-Vista, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 139 -147, oct. 2018. ISSN 2525-698X. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/article/view/739>. Acesso em: 25 apr. 2024.