ALCEU é uma revista de comunicação, cultura e política do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Nascida sob a inspiração do jornalista e pensador Alceu Amoroso Lima, um dos fundadores da PUC-Rio, seu primeiro número, jul-dez./2000, circulou exclusivamente na forma impressa. A partir de 2004, ganhou também sua versão on-line. Hoje é publicada exclusivamente em plataforma digital. A publicação conta com avaliãção B1 no quadro Qualis Capes.

Foco e escopo
Nosso objetivo é divulgar a produção científica e intelectual de professores e pesquisadores da área de Comunicação Social, ampliando o diálogo do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio com pesquisadores de outros departamentos e instituições numa perspectiva transdisciplinar. O debate, a confrontação das ideias e o pluralismo de concepções são os princípios que norteiam nossa política editorial. Nosso olhar sobre o campo da Comunicação leva em conta sua natureza abrangente, multidisciplinar e necessariamente técnica. A cultura e a política presentes no subtítulo da revista são termos que definem espaços privilegiados de estudo e pesquisa no âmbito da comunicação social. O compromisso com os temas que dizem respeito à realidade social, cultural e política do nosso país é um desafio que propomos aos nossos colaboradores, sem dele fazer exclusividade. 

Declaração de privacidade
Endereços eletrônicos e demais informações pessoais dos autores são de uso restrito para a proposta acadêmica da Revista ALCEU, não sendo, portanto, disponibilizados para terceiros.

Seguimos as indicações da Vice-Reitoria Acadêmcia da PUC-Rio na política anti-plágio. Lançamos mão das ferramentas por ela sugeridas: Plagiarisma e Grammarly.

Departamento responsável: Comunicação Social da PUC-Rio, Programa de Pós-graduação.