O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita. No caso de texto com origem em palestra ou comunicação em congresso, informar no campo "Comentários ao editor".
  • O trabalho submetido deverá ter um pesquisador doutor como autor principal, sendo admitida coautoria com doutorando ou mestre.
  • Antes de realizar a submissão, é necessário suprimir qualquer identificação de autoria do texto, uma vez que adotamos o sistema de avaliação cega por pares.
  • O trabalho deverá seguir as normas editoriais da ALCEU explicitadas em: Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

O texto deve ser enviado no seguinte formato: Microsoft Word, Times Roman, corpo 12, espaço 1/5, com o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas.

As notas, citações e bibliografia devem obedecer às normas da ABNT. As notas devem estar relacionadas no final do texto.

As fotos e/ou ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados do Word, na mais alta resolução possível e nos formatos jpg, tiff ou pdf (em 300 dpi). As fotos e/ou ilustrações em cores serão reproduzidas em preto e branco na versão impressa da revista.

Evitar palavras, expressões ou frases grafadas com sublinhado ou negrito. Para destaques de palavras ou expressões no interior do texto, usar apenas o itálico. Para citações no interior do texto, de até três linhas, usar aspas sem itálico. Para citações com mais de três linhas, destacar a citação com texto recuado, sem aspas ou itálico.

Apresentar resumo de, no máximo, 150 palavras na língua original do texto e um abstract ou resumé. Listar palavras-chave, keywords ou mots-clés.

Informar a formação acadêmica e a filiação institucional do autor. Em caso de artigo com mais de um autor, o primeiro autor será sempre aquele com maior titulação ou inserção profissional em alguma IES.


Avaliação dos originais


Todo original recebido será preliminarmente avaliado com vistas à publicação, levando em conta os seguintes critérios: originalidade, relevância e pertinência quanto aos temas comunicação, cultura e política; titulação mínima de doutor para o autor principal; e ausência de elementos no corpo do texto que permitam a identificação da autoria.

Em seguida, os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores. Com base nesse processo de avaliação cega por pares, o Conselho Editorial poderá aceitar ou rejeitar o artigo submetido, ou ainda solicitar alterações para sua aprovação. O tempo de avaliação varia de acordo com o volume de textos recebidos pela revista.