O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita. No caso de texto com origem em palestra ou comunicação em congresso, informar no campo "Comentários ao editor".
  • O trabalho submetido deverá ter um pesquisador doutor como autor principal, sendo admitida coautoria com doutorando ou mestre.
  • Antes de realizar a submissão, é necessário suprimir qualquer identificação de autoria do texto, uma vez que adotamos o sistema de avaliação cega por pares.
  • O trabalho deverá seguir as normas editoriais da ALCEU explicitadas em: Diretrizes para Autores.
  • Cada autor deve passar por um intervalo de dois anos para ter um novo texto publicado. Casos excepcionais, como montagem de dossiês, serão avaliados pelo Comitê Editorial da Revista Alceu.

Diretrizes para Autores

O texto deve ser enviado no seguinte formato: Microsoft Word, Times Roman, corpo 12, espaço 1/5, com o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas.

As notas, citações e bibliografia devem obedecer às normas da ABNT. As notas devem estar relacionadas no final do texto.

As fotos e/ou ilustrações devem ser enviadas em arquivos separados do Word, na mais alta resolução possível e nos formatos jpg, tiff ou pdf (em 300 dpi). As fotos e/ou ilustrações em cores serão reproduzidas em preto e branco na versão impressa da revista.

Evitar palavras, expressões ou frases grafadas com sublinhado ou negrito. Para destaques de palavras ou expressões no interior do texto, usar apenas o itálico. Para citações no interior do texto, de até três linhas, usar aspas sem itálico. Para citações com mais de três linhas, destacar a citação com texto recuado, sem aspas ou itálico.

Apresentar resumo de, no máximo, 150 palavras na língua original do texto e um abstract ou resumé. Listar palavras-chave, keywords ou mots-clés.

Informar a formação acadêmica e a filiação institucional do autor. Em caso de artigo com mais de um autor, o primeiro autor será sempre aquele com maior titulação ou inserção profissional em alguma IES.


Avaliação dos originais


Todo original recebido será preliminarmente avaliado com vistas à publicação, levando em conta os seguintes critérios: originalidade, relevância e pertinência quanto aos temas comunicação, cultura e política; titulação mínima de doutor para o autor principal; e ausência de elementos no corpo do texto que permitam a identificação da autoria.

Em seguida, os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores. Com base nesse processo de avaliação cega por pares, o Conselho Editorial poderá aceitar ou rejeitar o artigo submetido, ou ainda solicitar alterações para sua aprovação. O tempo de avaliação varia de acordo com o volume de textos recebidos pela revista.