O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita. No caso de texto com origem em palestra ou comunicação em congresso, informar no campo "Comentários ao editor".
  • O trabalho submetido deverá ter um pesquisador doutor como autor principal, sendo admitida coautoria com mestre.
  • Não se aceitam mais do que três autores por artigo.
  • Antes de realizar a submissão, é necessário suprimir qualquer identificação de autoria do texto, uma vez que adotamos o sistema de avaliação cega por pares.
  • O trabalho deverá seguir as normas editoriais da ALCEU explicitadas no item Diretrizes para Autores disponível abaixo.
  • Cada autor deve passar por um intervalo de dois anos para ter um novo texto publicado. Casos excepcionais, como montagem de dossiês, serão avaliados pelo Comitê Editorial da Revista Alceu.
  • Se o trabalho já tiver sido apresentado em congresso e/ou publicado em anais, indicar em nota de rodapé para posterior análise do Comitê Editorial.
  • Declaração de Direito Autoral:
    Ao submeter o texto inédito à Revista ALCEU, os autores estão de acordo em ceder os direitos de publicação. As ideias presentes nos artigos são de inteira responsabilidade de seus autores, os quais poderão armazenar e disseminar seus trabalhos por diferentes meios, contanto que citem a Revista ALCEU como fonte original.

Diretrizes para Autores

O texto deve seguir exatamente o padrão do modelo para submissão de artigos, com o mínimo de 10 e o máximo de 20 páginas. O uso de subtítulo é obrigatório.

As fotos e/ou ilustrações devem ser incluídas dentro do artigo, nos locais exatos, com legenda e crédito.

Apresentar resumo de, no máximo, 150 palavras na língua original do texto, além de um abstract e um resumen. Listar palavras-chave, keywords e palabras clave.

É obrigatório informar a filiação institucional, a formação acadêmica, o e-mail e o ORCID do(s) autor(es). Em caso de artigo com mais de um autor, o primeiro autor será sempre aquele com maior titulação ou inserção profissional em alguma IES.


Ao submeter o texto inédito à Revista ALCEU, os autores deverão enviar, de forma digital, o Termo de Autorização de Publicação devidamente preenchida e assinada


Avaliação dos originais


Todo original recebido será preliminarmente avaliado com vistas à publicação, levando em conta os seguintes critérios: originalidade, relevância e pertinência quanto aos temas comunicação, cultura e política; titulação mínima de doutor para o autor principal; e ausência de elementos no corpo do texto que permitam a identificação da autoria.

Em seguida, os artigos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois avaliadores. Com base nesse processo de avaliação cega por pares, o Conselho Editorial poderá aceitar ou rejeitar o artigo submetido, ou ainda solicitar alterações para sua aprovação. O tempo de avaliação varia de acordo com o volume de textos recebidos pela revista.