Transformações do pensamento cinematográfico independente brasileiro

Uma investigação preliminar

Autores

  • Alfredo Suppia Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Cristina Couto Melo Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

cinema brasileiro, cinema independente, história do cinema

Resumo

 Este artigo propõe discutir as particularidades, continuidades e rupturas do pensamento cinematográfico independente no Brasil. Apesar de se referir principalmente a um modo de produção cinematográfico alternativo ao modelo do cinema industrial, o termo cinema independente não raro se refere a propostas estéticas e de produção, comercialização e exibição que variam ao longo do desenvolvimento da atividade no Brasil, apresentando maneiras diversas de relação com o Estado e com sua própria antítese, o cinema industrial. Ao analisarmos o cinema independente nacional como uma estratégia de afirmação em oposição ao mainstream e ao domínio do mercado cinematográfico pelas produções de caráter industrial, nota-se a necessidade de reflexão sobre essa categoria através dessas articulações, assumindo sua complexidade e afirmando sua importância na história do cinema brasileiro.

Biografia do Autor

Maria Cristina Couto Melo, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Multimeios, Unicamp.

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos