Faure e Canudo

O corpo no formalismo cinematográfico

  • Edson Pereira da Costa Júnior USP

Resumo

O artigo analisa a produção crítica e teórica de Élie Faure e de Ricciotto Canudo a fim de compreender seus respectivos olhares sobre a figura humana no cinema. Partidários de um discurso essencialista, pautado na busca por uma expressividade específica do medium cinematográfico, os autores, pelo menos a princípio, desconsideram ou minimizam a representação do corpo. A primazia é dada às qualidades formais da imagem. Revendo criticamente os seus escritos, a proposta é compreender as nuances envolvidas nessa aparente rivalidade entre a imagem do corpo e o corpo da imagem.

Publicado
Jun 28, 2019
Como Citar
COSTA JÚNIOR, Edson Pereira da. Faure e Canudo. Revista Alceu, [S.l.], v. 20, n. 38, p. 67-85, june 2019. ISSN 2175-7402. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaalceu/article/view/793>. Acesso em: 21 nov. 2019.
Seção
Artigos