Histórias midiáticas ou midiatização da história das marcas?

O caso da Nestlé no Brasil, envolvendo o naufrágio do Vapor Itagiba

Autores

  • Adriana G. Freitas PUC-SP
  • Eneus Trindade Barreto Filho USP

Palavras-chave:

Midiatização,Nestlé,Institucionalidade,memória,organizacional,economia midiatizada

Resumo

O presente artigo busca discutir o papel da memória e da história na lógica econômica e midiatizadora das organizações em processos de expansões globais, a partir do acontecimento do naufrágio do Vapor Itagiba no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial, no que diz respeito às ações de institucionalização e promoção da marca Nestlé no Brasil. O artigo inicia-se apresentando o fato histórico, como acontecimento e os usos midiáticos desta ocorrência em benefício da ação institucional e promoção da memória organizacional da marca Nestlé em sua ação de expansão no contexto brasileiro.  O texto finaliza ressaltando os aspectos teóricos e metodológicos para os estudos de midiatização das marcas na ação da construção das institucionalidades e das memórias organizacionais nas culturas, como possibilidade de estabelecer vínculos com os vários públicos das organizações em seus processos de expansão em vários mercados de consumo.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos