A construção discursiva do Jornal Nacional nas manifestações sociais de 1984, 2013 e 2017

A narrativa da criminalização na esfera telejornalística

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista
  • Fernando Albino Leme Universidade Paulista

Palavras-chave:

Política, Mídia, Jornalismo, Movimentos Sociais

Resumo

O presente artigo discute a construção discursiva utilizada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, em algumas grandes manifestações políticas. Pretendemos avaliar como a Rede Globo, por meio do Jornal Nacional, atua como ator político em diferentes contextos históricos, a partir do discurso do telejornal, considerando regimes de visibilidade, silenciamentos e criminalização de movimentos e manifestações sociais. Utilizamos como corpus deste artigo, o comício pelas Diretas Já em 1984, as manifestações realizadas em junho de 2013 na cidade de São Paulo e a greve geral ocorrida em abril de 2017.

Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Possui Pós-doutorado em Ciências Sociais com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Atualmente é professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura das Mídias da Universidade Paulista.  É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da PUC-SP.

Fernando Albino Leme, Universidade Paulista

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. Coordenador dos Cursos de Rádio, TV e Vídeo; Produção Audiovisual e Produção Multimídia do FIAM-FAAM - Centro Universitário. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Artigos