TY - JOUR AU - Lemos, Linovaldo Miranda AU - Silva, Lívia Siqueira PY - 2021/10/26 TI - A Paisagem para Além do que a Visão Alcança: uma abordagem da percepção da paisagem para cegos JF - Revista Educação Geográfica em Foco; v. 5 n. 10 (2021): Contribuições para a Educação Geográfica no Brasil KW - N2 - Visão e capacidade de observação são dois elementos centrais na definição da paisagem geográfica. O presente artigo propõe uma reflexão a respeito do tema justamente para aqueles que não possuem esses sentidos, trazendo elementos para a compreensão da percepção da paisagem para pessoas com cegueira congênita e adquirida. Pretende-se, com isso, possibilitar uma maior abertura em direção a um ensino de geografia numa perspectiva multissensorial-inclusiva, incorporando outros sentidos – e possibilidades – para práticas pedagógicas que são, simultaneamente, mais inclusivas e mais abertas a todos os sentidos e a todas as pessoas. Palavras-chave: Paisagem, cegueira, didática multissensorial, inclusão. Abstract Vision and observational skills are two key elements in defining the geographic landscape. This article proposes a reflection about its meaning precisely for those who do not have these senses, bringing elements to understand the perception of the landscape for people with blindness. It is intended, with this, to enable a greater openness towards the teaching of geography in a multi-sensorial-inclusive perspective, incorporating other meanings - and possibilities - for pedagogical practices that are, simultaneously, more inclusive, and more open to all. Key words: Landscape, blindness, multisensory didactic, inclusion. UR - https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1648