TY - JOUR AU - Afonso, Anice Esteves PY - 2018/12/06 TI - CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA FÍSICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA JF - Revista Educação Geográfica em Foco; v. 1 n. 2 (2017): As Perspectivas da Geografia Física no Ensino Básico KW - N2 - Resumo As recentes alterações na legislação que baliza o trabalho docente e os conteúdos curriculares da educação no Brasil afetam a organização das licenciaturas e a definição de prioridades temáticas a serem tratadas no ensino básico. No que concerne à Educação Geográfica, é importante explicitar a contribuição conceitual e de práticas docentes relacionadas à Geografia Física e às Geociências, áreas do conhecimento que se dedicam à análise e compreensão da dinâmica dos elementos da natureza e suas interações com as sociedades. Este artigo apresenta alguns desses argumentos, além de apontar trechos importantes nas leis e bases curriculares que balizam o trabalho dos professores de Geografia na educação básica. Palavras-chave: ensino de Geografia Física; educação geográfica significativa; Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Abstract The changes in the legislation in recent years, that aims teaching work and curricular contents in Brazil education, affect the degrees’ organization and the definition of thematic priorities to be addressed in basic education. With regard to Geographical Education, it is important to make explicit the conceptual contribution and teaching practices related to Physical Geography and Geosciences, areas of knowledge that are dedicated to the analysis and the understanding of nature dynamics and their interactions with societies. This article presents some of these arguments, in addition to point out important aspects of the laws and the curriculum bases that guide the work of Geography teachers in basic education. Key words: Physical Geography education, significant geographical education, National Common Curricular Base UR - https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/812