TY - JOUR AU - Nascimento, Fábio José da Silva PY - 2018/12/06 TI - A ABORDAGEM DA HIDROELETRICIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA JF - Revista Educação Geográfica em Foco; v. 1 n. 2 (2017): As Perspectivas da Geografia Física no Ensino Básico KW - N2 - Resumo Analisam-se as abordagens mais presentes sobre a Hidroeletricidade em livros didáticos atuais de Geografia, referendados pelo Ministério da Educação para o Ensino Médio. Para esse fim, foram selecionadas as seguintes obras: Magnoli (2012); Araújo, Guimarães eTerra(2015); Moreira e Sene (2012); Lozano, Olic e Silva (2012). Neles são identificados discursos sobre os usos e apropriações das águas de bacias hidrográficas, em particular na Amazônia. Também foi apontado como essas obras avaliam os diversos impactos socioespaciais produzidos pelas principais fontes geradoras de eletricidade e quais são as mais promissoras possibilidades de substituição da hidroeletricidade sinalizadas pelas coleções avaliadas. Essa investigação amparou-se nos seguintes instrumentos: pesquisas telematizada (YIN, 2005) e documental, ambas concatenadas à revisão de literatura. Esses procedimentos forneceram subsídios voltados à indicação de oportunidades de aperfeiçoamento dos impressos didáticos examinados, no encerramento das discussões. Palavras-chave: Livros Didáticos de Geografia. Hidroeletricidade. Sustentabilidade. Fontes energéticas. Abstract It analyzes the most present approaches on Hydroelectricity in current Geography textbooks, endorsed by the Ministry of Education for Secondary Education. For this purpose, the following works were selected: Magnoli (2012); Araújo, Guimarães eTerra(2015); Moreira eSene (2012); Lozano, Olic e Silva (2012). In them, discourses on the uses and appropriations of waters of river basins are identified, particularly in the Amazon. It was also pointed out how these works evaluate the diverse socio-spatial impacts produced by the main sources of electricity and what are the most promising possibilities of replacing the hydroelectricity signaled by the evaluated collections. This research was based on the following instruments: telematic (YIN, 2005) and documentary research, both linked to the literature review. These procedures provided support for the indication of opportunities for improvement of the didactic forms examined at the close of the discussions. Key words: Didactic Books of Geography. Hydroelectricity. Sustainability. Sources. UR - https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/814