%A Sá, Vitor Isensse e %A Leibão, Priscila de Carvalho %A Silva, Telma Mendes da %D 2018 %T HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO DEBATE DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM GEOGRAFIA %K %X Resumo A imagem é ferramenta poderosa no contexto da Geografia. O estímulo visual ajuda na compreensão de um processo físico, na leitura da paisagem, e no entendimento da distribuição espacial. Nessa perspectiva, o uso de Histórias em Quadrinhos tem alto valor pedagógico para o ensino da geografia. Esta linguagem aproxima-se ao universo pessoal do aluno; motivando-o através de um tipo de comunicação que lhe é familiar, exercitando sua capacidade criativa e senso crítico. As referências que chegam ao seu sistema cognitivo são ampliadas pela visualidade das Histórias em Quadrinhos.  Assim, este artigo debate o uso das HQ’s como recurso didático-pedagógico para desenvolver a leitura do espaço geográfico em sala de aula.  Para tanto, é apresentado o caso de poluição da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro a partir de uma narrativa visual em HQ’s.  Além disso, acredita-se que o uso dos quadrinhos nesse artigo teve à intenção de fortalecer a reflexão crítica do aluno, resgatando a linguagem lúdica e poética como ferramenta de apoio à linguagem cientificista e racional no ensino da Geografia. Palavras-Chave : História em Quadrinhos, processo de ensino-aprendizagem, questões ambientais. Abstract Image is a powerful tool for Geography. Visual stimulus helps in understanding a physical process, reading the landscape, and understanding the spatial distribution. In this perspective, the use of Comics has high pedagogical value for the teaching of geography. This language approaches the student's personal universe; motivating him through a familiar type of communication, exercising his creative capacity and critical sense. The references that arrive at his cognitive system are amplified by the visuality of the Comic Books. Therefore, this article discusses the use of HQ's as a didactic-pedagogic resource to develop the reading of the geographic space in class. To do so, the case of pollution of São Conrado’s beach, in Rio de Janeiro, is presented in a visual narrative through an HQ. Moreover, the use of comics in this work is intended to strengthen the critical reflection of the student, bringing back the playful and poetic speech as a tool to support the scientific and rational language used when teaching Geography. Keywords : Comic books, teaching-learning process, environmental issues. %U https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/815 %J Revista Educação Geográfica em Foco %0 Journal Article %V 1 %N 2 %@ 2526-6276 %8 2018-12-06