%A Araujo, Faber Paganoto %A Silva, Leonardo Oliveira da %D 2018 %T ENXERGANDO COM AS MÃOS %K %X O Colégio Pedro II recebe, através de uma parceria com o Instituto Benjamin Constant, um número significativo de alunos deficientes visuais para cursarem o Ensino Médio. Com o intuito de melhorar as condições de ensino e aprendizagem nas aulas de Geografia, foi criado um projeto iniciação científica que produziu materiais cartográficos táteis, contando com a participação dos estudantes em todas as etapas, desde a pesquisa e concepção, até a finalização dos materiais.  Palavras-chave:  ensino de Geografia, deficiência visual, cartografia tátil Abstract The Colégio Pedro II receives, through a partnership withthe Instituto Benjamin Constant, a significant number ofvisually impaired students to attend high school. In order to improve teaching and learning conditions in Geographyclasses, a Scientific Initiation Project was created intendingto produce tactile cartographic materials, and the studentshas participated in all stages, from research and design to thefinalization of materials. Keywords:  Geography teaching, visual impairment, tactilecartography %U https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/860 %J Revista Educação Geográfica em Foco %0 Journal Article %V 2 %N 4 %@ 2526-6276 %8 2018-12-23