PROJETO NÓS PROPOMOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ALTERNATIVAS DE ANÁLISE TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.

ALTERNATIVAS DE ANÁLISE TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.

  • Daniel Rodrigues Silva Luz Neto Universidade de Brasília -UnB

Resumo

O trabalho visa relatar uma experiência com o projeto nós propomos em Taguatinga, sede da região administrativa III no distrito Federal- Brasil, para o desenvolvimento da atuação ativa dos sujeitos tanto na interpretação quanto na atuação nos seus locais de vivências. Ele foi desenvolvido em uma instituição de ensino particular com cento e oitenta alunos do 9º ano do ensino fundamental. Utilizou-se a mediação instrumental do aplicativo do Google Earth aliada tanto a psicologia histórico-cultural quanto às categorias de análise da Geografia.  Foram-se usado procedimentos metodológicos diversos articulados em três fases, a primeira para planejar o projeto; segunda para expor e encaminhar atividades para os participantes; terceira exposição com intuito de avaliar por meio de apresentação em sala de aula, e, entrevistá-los. O projeto atingiu as expectativas, uma vez que se conseguiu atingir esperado, de articular os problemas urbanos do cotidiano do aluno com o mundo. Assim, estimulou-os a pesquisar com auxílio da ferramenta do Google Earth a realidade tanto local quanto global. Isso foi relevante, porque lhes possibilitaram visualizarem os lugares numa perspectiva multiescalar. Portanto, o uso desse  aplicativo no projeto de nós propomos, pode contribuir na atuação e interpretação no mundo. Além disso, viu-se a promoção da cidadania, uma vez que se articulou os problemas urbanos locais com os globais. Dessa forma, o aluno foi instrumentalizado tanto instrumental quanto conceitualmente  percebe-se parte do processo educativo e de sujeito histórico para as mudanças espaciais.

Publicado
Jul 24, 2019
Como Citar
SILVA LUZ NETO, Daniel Rodrigues. PROJETO NÓS PROPOMOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ALTERNATIVAS DE ANÁLISE TERRITORIAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 5, july 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1010>. Acesso em: 25 apr. 2024.