O Estágio Supervisionado em Geografia no Contexto do Residência Pedagógica: uma análise da sua contribuição para a formação de professores

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) consiste em uma estratégia para dinamizar as possibilidades formativas dos licenciandos, visto que proporciona ao aluno-residente um contato mais profundo com a realidade prática do ensino. A experiência oportunizada pelo PRP pode equiparar-se àquela vivenciada nos estágios e, portanto, servir de base para as atividades teóricas e práticas cobradas no estágio supervisionado, tanto o de observação como o de regência. O PRP, embora ainda atenda a um número reduzido de alunos dentro dos cursos de licenciatura, já se mostra uma proposta formativa eficiente e aglutinadora de conhecimentos e saberes pertinentes à formação docente. Com base nisso, neste trabalho tem-se como objetivo analisar as contribuições do estágio de observação, que foi desenvolvido no contexto do Residência Pedagógica, para a formação docente.

Publicado
Apr 12, 2021
Como Citar
LEITE DOS SANTOS, Anderson Felipe et al. O Estágio Supervisionado em Geografia no Contexto do Residência Pedagógica: uma análise da sua contribuição para a formação de professores. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 5, n. 9, apr. 2021. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1315>. Acesso em: 25 apr. 2024.