A Música como Prática Educativa no Exercício do Raciocínio Geográfico

  • Carolina Machado Rocha Busch Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Ana Andreza Araújo Serpa Universidade Federal do Tocantins

Resumo

A música é umas das ferramentas audiovisuais que se manifesta de forma marcante na sociedade, e por ela somos atingidos cotidianamente. Nesse sentido, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de analisar a canção como uma ferramenta de ensino nas aulas de Geografia, facilitando o processo de aprendizagem e leitura de mundo, pois a música além de ser algo atrativo, também permite integração com a disciplina, seus conteúdos e objetivos, estimulando o vocabulário, e a compreensão das relações geográficas do conteúdo. Para análise geográfica deste trabalho foi selecionada a canção Asa Branca (1947) de Luiz Gonzaga onde apresenta um conjunto variado de temas que podem ser trabalhados em sala de aula referentes ao estudo do Brasil a partir do clima, solo, componentes físicos naturais, questões sociais, econômicas e migrações brasileiras, todos temas previstos nas unidades temáticas, objetos de conhecimentos, habilidades e competências específicas de Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante desses fatores, é considerável a problematização e desenvolvimento de atividades didáticas que visem à aprendizagem dos conteúdos de forma mais atrativa, através da música.


Palavras-chave: Música. Ensino de Geografia. Habilidades. BNCC


 


Abstract


Music is one of the audiovisual tools that manifests itself in a remarkable way in society, and we are affected by it every day. In this sense, the present work was developed with the general objective of analyzing the song as a teaching tool in Geography classes, facilitating the process of learning and reading the world, since music is not only something attractive, it also allows integration with discipline, its contents and objectives, stimulating the vocabulary, and the understanding of the geographical relations of the content. For the geographical analysis of this academic work, the song Asa Branca (1947) by Luiz Gonzaga was selected, which presents themes that can be developed in the classroom regarding the study of Brazil from the climate, soil, natural physical components, social, economic and Brazilian migrations, all themes foreseen in the thematic units, objects of knowledge, skills and specific competences of Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In view of these factors, there is considerable questioning and development of didactic activities that aim to learn the contents in a more attractive way, through music.


Keywords: Music. Geography teaching. Skills. BNCC

Publicado
Apr 16, 2021
Como Citar
MACHADO ROCHA BUSCH PEREIRA, Carolina; ARAÚJO SERPA, Ana Andreza. A Música como Prática Educativa no Exercício do Raciocínio Geográfico. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 5, n. 9, apr. 2021. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1412>. Acesso em: 28 mar. 2024.