A Valorização do Meio Local nas Aulas de Geografia Física: um estudo de caso em Montes Claros, norte de Minas Gerais

  • Ronaldo Alves Belém
  • Carolina Cabral Reis
  • Brenda Stefany Fernandes
  • Manoelle França Oliveira

Resumo

O ensino da Geografia Física na educação básica é de grande importância para os alunos, mas os conceitos distantes da realidade dos educandos têm produzido um desinteresse que compromete a aprendizagem. A valorização do meio local tem se destacado como um caminho para se garantir uma maior motivação e consequentemente, o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho apresenta uma proposta de ensino que considera as características geológicas, geomorfológicas e biogeográficas do município de Montes Claros como estratégia de valorização do meio local. Montes Claros constitui-se de calcários, siltitos e arenitos dos Grupos Bambuí e Urucuia. Em meio à superfície rebaixada da Depressão anfranciscana evidenciam-se   morros e serras calcárias resultantes da erosão diferencial realizada sobre as rochas. Esse substrato sustenta uma vegetação em que se destacam cerradões, matas ciliares e matas de galeria. Constata-se que essa discussão envolvendo as características geológicas, geomorfológicas e biogeográficas de Montes Claros como estratégia de valorização do meio local representa uma importante contribuição ao trabalho dos professores da Educação Básica.  Nesse contexto, sugerem-se as seguintes ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem: os trabalhos de campo, as reálias,  os terrários e as exposições de fotos.


Palavras-chave: Geografia Física; Geomorfologia; Biogeografia; Ensino


 


Abstract


The teaching of Physical Geography in basic education is very important for students, but the concepts distant from the reality of learners have produced a lack of interest that compromises learning. The valorization of the local environment has been pointed as a way to guarantee greater motivation and, consequently, the success of the teaching and learning process. This work presents a teaching proposal that considers the geological, geomorphological and biogeographic characteristics of the municipality of Montes Claros as a strategy for valorization of the local environment. Amid of the  surface of the Sanfranciscana Depression there are hills and saws formed by limestone, resulting from erosion in the rocks. The predominant vegetations in the region are cerradões, ciliarys forests and gallery forests. This discussion involving the geological, geomorphological and biogeographic characteristics of Montes Claros as a strategy of valorization of the local environment represents an important contribution to the work of teachers of basic education. In this context, this paper suggests the following facilitating tools of teaching and learning processes: the fieldwork, the media, the terrariums and the photo exhibitions.


Keywords: Physical Geography; Geomorphology; Biogeography; Teaching

Publicado
Apr 12, 2021
Como Citar
BELÉM, Ronaldo Alves et al. A Valorização do Meio Local nas Aulas de Geografia Física: um estudo de caso em Montes Claros, norte de Minas Gerais. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 5, n. 9, apr. 2021. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1576>. Acesso em: 19 apr. 2024.