Formação Continuada do Professor de Geografia: uma reflexão junto a docentes da rede pública do Gama-DF

  • Daniel Rodrigues Silva Luz Neto Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília -UnB

Resumo

O contexto do mundo contemporâneo tem promovido múltiplas implicações em diversas dimensões: política, econômica e cultural, o que tem influenciado a atuação docente em sala de aula. Nesse sentido, emergem novas demandas educacionais, as quais se direcionam para uma concepção de ensino que articule os conhecimentos científicos com a realidade dos educandos. Por isso, tem-se aumentado ainda mais a necessidade da formação continuada em prol de construir ou de ressignificar alternativas que possam atender aos novos anseios da sociedade. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é investigar os motivos da busca pela formação continuada de quatro professores de Geografia da rede pública de ensino do Gama, no Distrito Federal, que participaram de uma disciplina sobre Educação Geográfica no curso de Pós-Graduação em Geografia na Universidade de Brasília. Para tanto, utilizaram-se os procedimentos bibliográficos sobre a formação de professores de Geografia e de campo por meio de observações e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostraram que existe uma necessidade de formação continuada por diversos motivos, entre os quais, podem ser citados: mudanças do contexto do mundo; novas demandas educacionais e anseios de crescimento na carreira docente. Conclui-se que os professores de Geografia no Gama têm procurado a formação continuada por motivos diversos, sejam eles, por perceberem a complexidade do mundo atual, por detectarem lacunas na formação ou por estarem em busca de crescimento na carreira.


 Palavras-chave: Geografia, ensino, formação, atuação, docência


 


Abstract


The context of the contemporary world has promoted multiple implications in several dimensions: political, economic and cultural, which has influenced the teaching performance in the classroom. In this sense, new educational demands emerge, which are directed towards a teaching concept that articulates scientific knowledge with the reality of the students. Therefore, the need for continuing education has increased even more in order to build or re-signify alternatives that can meet the new aspirations of society. In this sense, the objective of this work is to investigate the reasons for the search for continuing education of 4 Geography teachers from the public school system of Gama, in the Federal District, who participated in a discipline on Geographic Education in the Post-Graduate Course in Geography at University of Brasilia. In order to do so, bibliographic procedures on the training of Geography and field teachers were used through observations and semi-structured interviews. The results showed that there is a need for continuing education for several reasons, among which, we can mention: changes in the context of the world; new educational demands and aspirations for growth in the teaching career. It is concluded that Geography teachers in Gama have sought continuing education for different reasons, whether they are because they perceive the complexity of the current world, because they detect gaps in training or because they are in search of career growth.


Key words: Geography, teaching, training, acting, teaching

Publicado
Jun 1, 2022
Como Citar
LUZ NETO, Daniel Rodrigues Silva. Formação Continuada do Professor de Geografia: uma reflexão junto a docentes da rede pública do Gama-DF. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 6, n. 11, june 2022. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1664>. Acesso em: 19 apr. 2024.