A Escola Democrática: um caminho para a escola do século XXI?

  • Suellen Pereira

Resumo

Com a virada do século XXI, iniciou-se um movimento de transformação educacional no Brasil. Um movimento que se integra à mobilização de diferentes atores pela reinvenção da democracia nas suas diversas dimensões, sobretudo no espaço escolar. Neste movimento, educadores, comunicadores, artistas, pesquisadores e ativistas de diversos campos vêm propondo e criando experiências educacionais que resgatam e atualizam as propostas de pensadores como Anton Makarenko, John Dewey, Janusz Korczak, Célestin Freinet, Ivan Illich, Paulo Freire, dentre outros. A Escola Democrática faz parte deste movimento no Brasil e o presente artigo apresentará, a partir de levantamento bibliográfico, o seu contexto histórico, como se desenvolve, sobretudo na escola pública do nosso país e como resultado a possível contribuição para a Geografia Escolar.


Palavras-chave: Escola Democrática, Movimento Renovação Educacional, Geografia Escolar.


 


Abstract


With the turn of the 21st century, a movement of educational transformation began in Brazil. A movement that integrates the mobilization of different actors for the reinvention of democracy in its various dimensions, especially in the school space. In this movement, educators, communicators, artists, researchers and activists from different fields have been proposing and creating educational experiences that rescue and update the proposals of thinkers such as Anton Makarenko, John Dewey, Janusz Korczak, Célestin Freinet, Ivan Illich, Paulo Freire, among others. The Democratic School is part of this movement in Brazil and this article will present, from a bibliographic survey, its historical context, how it develops, especially in the public school of our country and as a result the possible contribution to School Geography.


Key words: Democratic School, Educational Renewal Movement, School Geography.

Publicado
Jun 1, 2022
Como Citar
PEREIRA, Suellen. A Escola Democrática: um caminho para a escola do século XXI?. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 6, n. 11, june 2022. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1778>. Acesso em: 24 apr. 2024.