Geografia e Música: o diálogo local/global nos movimentos Mangue Beat e Hip Hop: uma possibilidade em sala de aula

  • Demetrius Silva Gomes FEUC

Resumo

O presente trabalho busca articular a música e o conhecimento geográfico a partir da leitura do lugar através dos movimentos musicais brasileiros, mais especificamente a relação local/global nas obras musicais de Chico Science e Mano Brown expoentes da cena contemporânea das artes nos respectivos movimentos: “Mangue Beat E Hip Hop”. As proposições dos geógrafos sobre o lugar são colocadas em perspectiva para traçarmos uma relação entre a linguagem geográfica e a linguagem musical e a possibilidade aplicação destas no processo de ensino/aprendizagem.


Palavras chave: música, Mangue Beat, Hip Hop, local-global, ensino de geografia


 


Abstract


This paper seeks to articulate the music and geographic knowledge from the reading of the place through the Brazilian musical movement, specifically the local / global relationship in musical works of Chico Science and Mano Brown exponents of contemporary arts scene in their movements, "Mangue And Hip Hop Beat. "The propositions of geographers over the place are placed in perspective to draw a relationship between language and scientific language musical and possible application of the process of teaching / learning.


Keywords: Music, Mangue Beat, Hip Hop, local-global, geography learning

Publicado
Nov 16, 2022
Como Citar
GOMES, Demetrius Silva. Geografia e Música: o diálogo local/global nos movimentos Mangue Beat e Hip Hop: uma possibilidade em sala de aula. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 6, n. 12, nov. 2022. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/1816>. Acesso em: 20 apr. 2024.