OS AVANÇOS DA AVALIAÇÃO NO SÉCULO XXI

  • Thereza Penna Firme Fundação Cesgranrio

Resumo

Resumo


O conceito de avaliação evoluiu aceleradamente nas duas últimas décadas e a prática da avaliação não tem acompanhado esse avanço, o que tem gerado distorções de métodos e resultados. A capacitação do educador é crucial e urgente para que a avaliação cumpra o seu propósito de promover a transformação. A questão crucial é descobrir o que é preciso fazer para criar e desenvolver avaliações que sejam realmente utilizadas para reduzir incertezas, melhorar a efetividade e tomar decisões relevantes.


Abstract


The concept of evaluation has evolved rapidly in the last two decades and the practice of evaluation has not accompanied this advance. This situation has generated distortions of methods and results. The educator's training is considered crucial and urgent for the evaluation to fulfill the purpose of promoting transformation. The crucial issue is to find out what is need to be done, to create and develop assessments that are actually used to reduce uncertainties, to improve effectiveness, and to make relevant decisions.

Publicado
Sep 24, 2017
Como Citar
PENNA FIRME, Thereza. OS AVANÇOS DA AVALIAÇÃO NO SÉCULO XXI. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], n. 1, jan. 1970. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/237>. Acesso em: 24 sep. 2017.