QUESTÕES PARA ILUMINAR OS CAMINHOS DA LICENCIATURA E DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA

  • João Luiz Figueiredo Escola Superior de Propaganda e Marketing

Resumo

Resumo


O objetivo deste artigo é debater sobre algumas questões que consideramos fundamentais para iluminar os caminhos e as direções da licenciatura e do processo de ensino-aprendizagem de Geografia no Brasil, de forma que possamos refletir criticamente sobre a prática docente da Geografia no ensino básico. Embora muitas questões possam ser formuladas diante da complexidade dos problemas que enfrentamos na licenciatura e na geografia escolar, optamos nesse momento por estabelecer um diálogo a partir de três questionamentos que consideramos básicos: por que nós não estamos bem? por que aprender geografia? como o professor de geografia pode criar um ambiente favorável para a aprendizagem? A intenção na proposição das questões é incentivar que os professores de Geografia do ensino básico olhem para as suas práticas e verifiquem as possibilidades de mudança a partir de suas realidades, pois acreditamos estarmos diante um problema complexo que, como tal, exige soluções diferenciadas capazes de serem organizadas apenas pelos próprios professores.


Abstract


The objective of this article is to discuss some issues that we consider fundamental to illuminate the paths and directions of the degree in Geography and of teaching-learning Geography process in Brazil, so that we can think critically on the teaching practice of Geography in basic education. Although many questions could be formulated in face of the complexity of the problems we deal in the degree and in the basic education, we chose to establish a dialogue based on three questions that we consider basic: why are we not well? Why do we have to learn geography? How can the geography teacher create a supportive environment for learning? The intention in proposing the questions is to encourage geography school teachers to look at their own practices and verify the possibilities of change from their own realities, because we believe that we are facing a complex problem that, as such, requires differentiated solutions that can be organized only by the teachers themselves.

Publicado
Nov 18, 2017
Como Citar
FIGUEIREDO, João Luiz. QUESTÕES PARA ILUMINAR OS CAMINHOS DA LICENCIATURA E DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], n. 1, jan. 1970. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/239>. Acesso em: 18 nov. 2017.