HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO DEBATE DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM GEOGRAFIA

  • Vitor Isensse e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Telma Mendes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscila Carvalho Leibão Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

A imagem é ferramenta poderosa no contexto da Geografia. O estímulo visual ajuda na compreensão de um processo físico, na leitura da paisagem, e no entendimento da distribuição espacial. Nessa perspectiva, o uso de Histórias em Quadrinhos tem alto valor pedagógico para o ensino da geografia. Esta linguagem aproxima-se ao universo pessoal do aluno; motivando-o através de um tipo de comunicação que lhe é familiar, exercitando sua capacidade criativa e senso crítico. As referências que chegam ao seu sistema cognitivo são ampliadas pela visualidade das Histórias em Quadrinhos. Assim, este artigo debate o uso das HQ’s como recurso didático-pedagógico para desenvolver a leitura do espaço geográfico em sala de aula. Para tanto, é apresentado o caso de poluição da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro a partir de uma narrativa visual em HQ’s. Além disso, acredita-se que o uso dos quadrinhos nesse artigo teve à intenção de fortalecer a reflexão crítica do aluno, resgatando a linguagem lúdica e poética como ferramenta de apoio à linguagem cientificista e racional no ensino da Geografia.

Publicado
Apr 24, 2018
Como Citar
SÁ, Vitor Isensse e; SILVA, Telma Mendes da; LEIBÃO, Priscila Carvalho. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO DEBATE DE QUESTÕES AMBIENTAIS EM GEOGRAFIA. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 2, jan. 1970. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/432>. Acesso em: 24 apr. 2018.