Contribuições da Geografia Física para a o ensino e aprendizagem geográfica na educação básica

  • Anice Esteves Afonso UERJ/FFP/DGEO

Resumo

As recentes alterações na legislação que baliza o trabalho docente e os conteúdos curriculares da educação no Brasil afetam a organização das licenciaturas e a definição de prioridades temáticas a serem tratadas no ensino básico.  No que concerne à Educação Geográfica, é importante explicitar a contribuição conceitual e de práticas docentes relacionadas à Geografia Física e às Geociências, áreas do conhecimento que se dedicam à análise e compreensão da dinâmica dos elementos da natureza e suas interações com as sociedades. Este artigo apresenta alguns desses argumentos, além de apontar trechos importantes nas leis e bases curriculares que balizam o trabalho dos professores de Geografia na educação básica.As recentes alterações na legislação que baliza o trabalho docente e os conteúdos curriculares da educação no Brasil afetam a organização das licenciaturas e a definição de prioridades temáticas a serem tratadas no ensino básico.  No que concerne à Educação Geográfica, é importante explicitar a contribuição conceitual e de práticas docentes relacionadas à Geografia Física e às Geociências, áreas do conhecimento que se dedicam à análise e compreensão da dinâmica dos elementos da natureza e suas interações com as sociedades. Este artigo apresenta alguns desses argumentos, além de apontar trechos importantes nas leis e bases curriculares que balizam o trabalho dos professores de Geografia na educação básica.

Publicado
Dec 14, 2017
Como Citar
AFONSO, Anice Esteves. Contribuições da Geografia Física para a o ensino e aprendizagem geográfica na educação básica. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 1, n. 2, dec. 2017. ISSN 2526-6276. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/487>. Acesso em: 23 july 2018.