A CENTRALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CAP-UERJ

  • Vinicius da Silva de Moraes CAp/UERJ

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral refletir sobre a centralidade do Estágio Supervisionado em Geografia no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, resgatamos a importância desse momento no processo de formação de professores, de um modo geral, da mesma forma que sistematizamos um breve histórico da formação dos Colégios de Aplicação no Brasil e, particularmente, do Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Nosso objetivo geral se faz pertinente na medida em que é necessária uma avaliação dos limites e das potencialidades da formação de professores de Geografia no interior do Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação de Professores. Colégios de Aplicação. Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


Abstract


The present article has as general objective to reflect on the centrality of the Supervised Internship in Geography at the Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - Laboratory Schools of State University of Rio de Janeiro. In order to carry out, we rescued the importance of this moment in the teacher training process, in a general way, in the same time that we systematize a brief history of the formation of the Laboratory Schools in Brazil and, in particular, the Laboratory Schools of State University of Rio de Janeiro. Our general objective is relevant in so far as it is necessary to measure the limits and the potential of training of Geography teachers inside the State University of Rio de Janeiro.


Key Words: Supervised Internship. Teacher training process. Laboratory Schools. Laboratory Schools of State University of Rio de Janeiro.

Publicado
Dec 6, 2018
Como Citar
MORAES, Vinicius da Silva de. A CENTRALIDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 2, n. 3, dec. 2018. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/818>. Acesso em: 24 apr. 2024.