TY - JOUR AU - Brandão, Maicom Sergio AU - Miguel, Oswaldo AU - Machado, Tatiana M AU - Rampini, Gabriel AU - Reis, Diane Aparecida PY - 2020 TI - EXPERIÊNCIA DE COMPRA ONLINE: EXPLORAÇÕES A PARTIR DO DESIGN THINKING JF - Ergodesign & HCI; v. 8 n. 1 (2020): Ergodesign & HCI, n.1, v.8, jan-jun (2020) DO - 10.22570/ergodesignhci.v8i1.1437 KW - N2 - O presente estudo aborda a melhoria da experiência na compra online por meio do design thinking , identificando e apresentando uma solução para uma das principais dores identificadas nesse meio, que é a ausência da prova física de produtos de vestuário. Considerando os aspectos comportamentais, essenciais para o pensamento de experiência do usuário, a pesquisa identificou que a experimentação dos produtos de vestuário aumenta a confiança para a compra e reduz o risco de troca do produto. A identificação da dor e construção da solução contemplou um conjunto de etapas realizadas dentro da abordagem do design thinking , que foram: uma revisão sistemática da literatura; benchmarkings e análise de dados secundários; entrevistas em profundidade com usuários; uso de ferramentas do design como criação de personas, mapa de empatia, jornada do usuário e ponto de vista; e desenvolvimento e teste de protótipos. Foi identificado que aspectos visuais, como a qualidade e a diversidade de imagens e a disponibilidade de informações, e um sistema de recomendação de tamanho contribuem para a melhoria da experiência de compra online e que podem ser utilizados de forma complementar. UR - https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1437