TY - JOUR AU - Fonseca, Beatriz Loris Tinoco AU - dos Santos Barbosa, Yamille AU - Pacheco, Karla Mazarelo Maciel PY - 2021/12/31 TI - DESIGN E EXPERIÊNCIA SENSORIAL: ESTUDO DE CASO SOBRE UM SUPERMERCADO EM MANAUS JF - Ergodesign & HCI; v. 9 n. 2 (2021): Ergodesign & HCI, n.2, v.9, jul-dez (2021)DO - 10.22570/ergodesignhci.v9i2.1642 KW - N2 - Em meio a um cenário corporativo cada vez mais competitivo, o design sensorial utiliza-se de estratégias que atendem empresas que buscam novas tendências comerciais, para cativar e consolidar clientes, além de obter destaque no mercado. Desse modo, o artigo evidencia a relevância da experiência sensorial, por meio do estudo de caso sobre um supermercado em Manaus que proporciona a estimulação multissensorial em seu estabelecimento. Para atingir este fim, fez-se um estudo com abordagem quantitativa e qualitativa, com objetivos de caráter exploratório e descritivo, fundamentados em pesquisas bibliográficas, documentais e de campo, consulta de opinião através de questionário online, aplicação da técnica focus group e a utilização do método projetual de Bruce Archer. Os resultados identificam os aspectos sensoriais relevantes no ambiente da empresa, apontando os pontos positivos e negativos do objeto de estudo. Dessa forma, a contribuição deste estudo, destina-se a pontuar a importância do design sensorial em dedicar-se estrategicamente para produzir experiências positivas e proporcionar memórias afetivas aos usuários. UR - https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1642