TY - JOUR AU - Gomes, Anne Ramayhara Mendes AU - Costa Reis, Iraselma AU - Cordeiro Furtado, Cássia PY - 2022/12/30 TI - A INTERVENÇÃO DO DESIGN DE INTERAÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS USUÁRIOS COM DISLEXIA E PSICOSE INFANTIL JF - Ergodesign & HCI; v. 10 n. 2 (2022): Ergodesign & HCI, n.2, v.10, jul-dez (2022)DO - 10.22570/ergodesignhci.v10i2.1811 KW - N2 - O objetivo deste estudo é apresentar uma revisão integrativa de literatura, ao buscar por artigos, teses e dissertações nacionais e internacionais que abordam o tema do design de interação voltados para dislexia e psicose. As bases de dados utilizadas para o levantamento das fontes bibliográficas foram a Scielo e   Portal Capes. Utilizou-se uma busca avançada, adotando os seguintes descritores em português e seus correspondentes em inglês para a pesquisa: dislexia ( dyslexia ); psicose ( psychosis ) e design de interação ( Interection design ). Como critérios de inclusão foram considerados os artigos completos em inglês e português publicados nos últimos cinco anos, observados a partir da leitura do título e resumo/ abstract . Foram excluídos desta revisão os artigos repetidos nas bases de dados e artigos que apresentaram  softwares  para avaliar a leitura de sujeitos sem dislexia e psicose. O fomento da pesquisa surgiu a partir do questionamento que envolve em averiguar a partir da literatura pesquisada se os elementos de interação dos livros digitais e dos jogos auxiliam na inclusão do usuário com  déficit   de aprendizagem. Em geral, os trabalhos publicados atentaram que a construção e aplicação de instrumentos visam facilitar o desempenho do disléxico e do psicótico no processo educacional. UR - https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1811