RECURSO DE INTERFACE CAPTCHA

SEGURANÇA E USABILIDADE NA DISTINÇÃO ENTRE HUMANO E MÁQUINA

  • José Guilherme Santa Rosa UFRN
  • Joana Rafaela Gomes Vieira UFRN

Resumo

Com o intuito de impedir que computadores enviem mensagens automáticas se passando por usuários reais, desenvolvedores tem utilizado o recurso de interface CAPTCHA para distinguir o preenchimento de dados e submissões realizadas por humanos e por máquinas. Este trabalho apresenta as principais modalidades de CAPTCHAs e discute as implicações na usabilidade. Para tanto, foram aplicados questionários e realizados testes
de usabilidade em três modalidades de CAPTCHA. Verificou-se que, embora os usuários tenham consciência da importância do uso do CAPTCHA como ferramenta de segurança, percebeu-se que tal recurso compromete a usabilidade, gerando insatisfação e em alguns casos, a desistência da realização da tarefa.

Publicado
Jun 30, 2013
Como Citar
SANTA ROSA, José Guilherme; VIEIRA, Joana Rafaela Gomes. RECURSO DE INTERFACE CAPTCHA. Ergodesign &amp; HCI, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 34-43, june 2013. ISSN 2317-8876. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/44>. Acesso em: 24 apr. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v1i1.44.