Entrevista Jorge Jauregui

  • Fernando Esposito Puc-Rio

Resumo

O município do Rio de Janeiro possui 54% do total da população da região metropolitana (6,1 milhões de habitantes aproximadamente), sendo a segunda maior concentração urbana do Brasil. Em torno de 1,3 milhão mora em favelas. Neste sentido, o problema da mobilidade, associado ao problema do crescimento sem planejamento e à concentração da pobreza em áreas periféricas da cidade, tem gerado a procura de soluções alternativas em relação ao movimento de pessoas e a integração urbana, o que pode responder, em parte, alguns destes problemas.
Nesta entrevista, o arquiteto e urbanista Jorge Mario Jauregui detalha alguns aspectos relacionados ao teleférico do Complexo do Alemão, projeto inaugurado no ano de 2011 como resposta à periferização deste conjunto de favelas, caracterizado, entre outros pontos, pela deficiente infraestrutura urbana e conectividade. Hoje, com outros projetos similares inaugurados ou em estudo no Rio de Janeiro e em outras cidades latino-americanas, o teleférico do Complexo do Alemão aparece como uma referência que permite manter aberta a discussão com as tais variáveis que entram em jogo no momento de desenvolver intervenções destas características.
Jorge Mario Jauregui, arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Rosario, Argentina, destaca-se pela dedicada trajetória a serviço de projetos no espaço público e em favelas, em diferentes locais da cidade de Rio de Janeiro.

Publicado
Mar 29, 2024
Como Citar
ESPOSITO, Fernando. Entrevista Jorge Jauregui. Revista Prumo, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 2, dec. 1969. ISSN 2446-7340. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/article/view/101>. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Entrevista