Uma conversa com o escritório GRU.A:

a praia e o tempo

  • Beatriz Carneiro Graduanda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
  • Luyza De Luca Graduanda na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Resumo

Acumulando prêmios nacionais e internacionais, os arquitetos Pedro Varella e Caio Calafate, sócios do escritório carioca GRUA, conversaram com a PRUMO sobre o projeto “a praia e o tempo” desenvolvido em 2018 para a nona edição do TEMPO Festival. A arquitetura de curta duração ocupou a praia de Copacabana por 14 dias a partir de uma estrutura quadrilátera de 31x31m que foi suporte para a performance desenvolvida pela coreógrafa francesa Julie Desprairies e para o público.



Os arquitetos falaram um pouco da relação da estrutura proposta com a paisagem da praia, em especial sobre a topografia que pode ser reinventada através da areia e água e seu inevitável movimento. Além disso, traçaram também paralelos com outros projetos do escritório que surgem como instrumento de inquietação para a cidade, como “Cota 10” (2015) que ressignificou a demolição do elevado na altura da praça XV, Rio de Janeiro e “De onde não se vê quando se está” (2017), que propôs uma releitura da paisagem de Niterói através de uma intervenção no MAC.

Publicado
Mar 19, 2020
Como Citar
CARNEIRO, Beatriz; DE LUCA, Luyza. Uma conversa com o escritório GRU.A:. Revista Prumo, [S.l.], v. 5, n. 8, mar. 2020. ISSN 2446-7340. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/article/view/1257>. Acesso em: 20 apr. 2024.
Seção
Entrevista