Projeto para uma nova Base Brasileira na Antártica

O desafio do Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Puc-Rio

  • Vera Magiano Hazan Puc-Rio
  • Luciano Alvares Puc-Rio
  • Fernando Betim Paes Lema Puc-Rio

Resumo

Em janeiro de 2013, a Marinha do Brasil (MB) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) lançaram o Concurso de Projetos de Arquitetura para a Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). A oportunidade de trabalhar com um projeto tão desafiante atraiu, inicialmente, mais de cem escritórios brasileiros e estrangeiros, que investiram cerca de dois meses de trabalho no Concurso. Setenta e quatro escritórios entregaram suas propostas, a maioria com equipes de especialistas estrangeiros, experientes em projetos para áreas de baixas temperaturas.
Algumas equipes do Rio de Janeiro participaram do Concurso, entre as quais o Escritório-Modelo de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, que recebeu menção honrosa, sendo a única representante do estado premiada no Concurso.

Publicado
Aug 1, 2015
Como Citar
HAZAN, Vera Magiano; ALVARES, Luciano; PAES LEMA, Fernando Betim. Projeto para uma nova Base Brasileira na Antártica. Revista Prumo, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 7, aug. 2015. ISSN 2446-7340. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/article/view/133>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Projetos