O Deus que se fez humano: uma Teologia que encarna os Direitos Humanos

Autores

  • Igor Januário Silva
  • Philippe Alcantara Gebara Tavares

Palavras-chave:

fé; teologia fundamental; direitos fundamentais; sexualidade; violência, faith; fundamental theology, fundamental rights, sexuality; violence

Resumo

Os Direitos Humanos permanecem como desafio no horizonte do homem contemporâneo, embora tenham recebido ampla projeção. Em um mundo secularizado e ao mesmo tempo fundamentalista, a Teologia, mais do que nunca, é interpelada a lançar a sua voz em defesa dos flagelados e oprimidos. Mas, para tal, não pode deixar também de entrar no átrio do debate epistemológico, em que precisa mostrar as razões de sua ainda atual relevância.

Palavras-chave: fé; teologia fundamental; direitos fundamentais; sexualidade; violência

 

Referências

CONSTITUIÇÃO PASTORAL GAUDIUM ET SPES. Documentos do Concílio Ecumênico Vaticano II. São Paulo: Paulus, 1997.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, ONU, 1948
GARCIA RUBIO, Alfonso. A caminho da maturidade na experiência de Deus. São Paulo: Paulinas, 2008.
HÄRING, Bernhard; MIRANDA, Luiz Antônio. Livres e fiéis em Cristo: teologia moral para sacerdotes e leigos. : São Paulo: Paulinas, 1984.
MOURA, Wagner. PM é treinada para proteger o Estado, não o cidadão: depoimento. [2015]. Local de publicação: Revista Forum. Entrevista concedida a Maíra Streit. Disponível em http://www.revistaforum.com.br/semanal/wagner-moura-pm-e-treinada-para-proteger-o-estado-nao-o-cidadao/ . Consultado em 22 de janeiro de 2016.
PAGOLA, Antonio José. Perfil humano de Jesús – 1, 2016. Disponível em http://www.gruposdejesus.com/perfil-humano-de-jesus-1/ . Consultado em 10 de janeiro de 2016.
VIDAL, Marciano. Ética teológica: conceitos fundamentais. Petrópolis: Vozes, 1999.
VILLEY, Michel. O Direito e os direitos humanos. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Edição

Seção

Artigos