Adulto-criança trabalhadora: Reflexos de uma vida

Autores

  • Olivia dos Santos Gonçalves Ribeiro Universidade Salgado de Oliveira | UNIVERSO
  • Maria Helena Rodrigues Navas Zamora

Palavras-chave:

Infância; Trabalho Infantil; História de Vida; Escolaridade., Childhood; Child Labor; Life Story; Schooling.

Resumo

Este estudo aborda o impacto da inserção precoce de crianças e adolescentes no mundo do trabalho e os seus significados, a partir da percepção do adulto que vivenciou essa experiência em sua infância. Os pressupostos teórico-metodológicos provêm da Psicologia Sócio-Histórica. Foi reunida a história de vida de uma mulher, “adulto-criança trabalhadora”, categoria proposta neste estudo, abordando sua trajetória frente a este processo considerado opressivo, com ênfase no impacto sobre a escolaridade, procurando compreender como o trabalho infantil a marcou (ou ainda marca).

Palavras-chave: Infância; Trabalho Infantil; História de Vida; Escolaridade.

Abstract This study focuses on the impact of early insertion of children and adolescents in the world of work and their meanings, from the perception of the adult who lived through this experience in his childhood. The theoretical-methodological assumptions come from socioHistorical Psychology. It was pieced together the life story of a woman, "adult-child worker" category in this study proposal, addressing its trajectory in the face of this process considered oppressive, with emphasis on the impact on schooling, trying to understand how child labour has marked her (or still does).

Keywords: Childhood; Child Labor; Life Story; Schooling.

Biografia do Autor

Olivia dos Santos Gonçalves Ribeiro, Universidade Salgado de Oliveira | UNIVERSO

Mestre em Psicologia, pela Universidade Salgado de Oliveira/UNIVERSO. Possui graduação em PSICOLOGIA - Faculdades Integradas Maria Thereza, e em PEDAGOGIA pela Universidade Salgado de Oliveira, com habilitação em Orientação Educacional e Magistério das Disciplinas Pedagógicas. Tem especialização em Educação Infantil (Instituto Isabel) e MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão de Pessoas, pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, tem sólida experiência na área pedagógica e clínica psicológica, com atuação intensiva como Professora Docente (Educação Infantil; Professora de Prática de Magistério; Professora Orientadora; Orientação Educacional). Atuou ainda, em curso de graduação na modalidade de Educação à Distância, como Professora Tutora presencial, da disciplina Fundamentos da Educação, na empresa UERJ/CEDERJ. Possui vivência na elaboração de projetos educacionais e sociais, assim como em gerenciamento e supervisão de equipes/pessoas; exerceu também a função de Subsecretária Municipal de Desenvolvimento Social (SG-RJ). Como trabalho acadêmico e produção científica, apresenta a dissertação de mestrado, artigos publicados em periódicos e documentos publicados em livro. Atualmente, trabalha como Psicóloga Clínica, com atendimentos na área de Psicoterapia, Avaliação Psicológica, com Formação Clínica em Psicoterapia Cognitiva Comportamental e Neuropsicologia.

Downloads

Publicado

2016-12-22