A relação entre matemática e a pluralidade cultural associada aos direitos humanos

  • Camila Cunha Santana Cunha PUC-RIO
  • Pietro Ribeiro Pepe
  • Eva Aparecida Mores

Resumo

Este artigo tem como objetivo ressaltar a relação que a Matemática tem com diversos tópicos relacionados ao âmbito social, como pluralidade cultural, religião e direitos humanos. Busca-se denotar sua importância para a construção do indíviduo e para o desenvolvimento da sociedade, considerando o dito conhecimento oriundo dos esforços intelectuais de regiões e etnias diversas, tanto no passado quanto no presente.


Palavras-chave: direitos humanos; matemática; pluralidade cultural; universalidade.


Abstract


This article aims to highlight the relationship that Mathematics has with various topics related to social scope, such as Cultural Plurality, Religion and Human Rights. It seeks to denote its importance for the construction of the individual and for the development of society, considering this knowledge derived from the intellectual efforts of diverse regions and ethnic groups, both past and present.



Keywords: human rights; mathematics, cultural plurality, universality.


 

Publicado
Dec 15, 2017
Como Citar
CUNHA, Camila Cunha Santana; PEPE, Pietro Ribeiro; MORES, Eva Aparecida. A relação entre matemática e a pluralidade cultural associada aos direitos humanos. Dignidade Re-Vista, [S.l.], v. 2, n. 4, p. 9, dec. 2017. ISSN 2525-698X. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/dignidaderevista/article/view/456>. Acesso em: 22 dec. 2024.