@article{revistaprumo, author = {Maria Recena e Daniel Dillenburg}, title = { Representação Como Operação}, journal = {Revista Prumo}, volume = {3}, number = {5}, year = {2018}, keywords = {}, abstract = {O uso de meios digitais para a produção da representação arquitetônica — principalmente a partir dos anos 1990 — permite reposicionar a função do desenho à mão. Assim como a pintura adquire novo interesse com a afirmação da fotografia, o desenho à mão surge em novo patamar de interesse na produção arquitetônica após a difusão da computação gráfica. A argumentação se dá com base em análise de desenhos e diagramas de Daniel Libeskind para o Museu Judaico de Berlim, bem como estabelece, como ponto de referência, para esta reflexão, a produção da Cooper Union, especialmente centrada nos problemas dos 9 quadrados, do cubo e de Juan Gris. Palavras-chave: Diagrama; Representação; Operação.}, issn = {2446-7340}, pages = {10}, doi = {10.24168/revistaprumo.v3i5.832}, url = {https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/article/view/832} }