História escrita com imagens:
as fotografias dos profetas de Congonhas do Campo por Marcel Gautherot
Resumo
As fotografias de Marcel Gautherot que registram as esculturas dos Doze Profetas de Congonhas do Campo, atribuídas a Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, vão além da função de registro das obras e contribuem também para a escrita da história, por meio das imagens produzidas. Em consonância com a orientação do SPHAN, que visava a construção de uma história da arte brasileira que valorizasse a produção artística do período colonial, as imagens de Gautherot contribuem de modo decisivo para consolidação do mito Aleijadinho, não apenas por sua importância documental e ampla divulgação, mas também pelo olhar que o fotógrafo desenvolve sobre as obras. As imagens conduzem o olhar e constroem um discurso, por meio dos enquadramentos, iluminação e pontos de vista assumidos, induzindo à identidade entre obra retratada e autor.
Palavras-chave: Marcel Gautherot, Doze Profetas de Congonhas do Campo, Antonio Francisco Lisboa, Aleijadinho
ABSTRACT
The photographs by Marcel Gautherot documenting the sculptures of the Twelve Prophets, at Congonhas do Campo, attributed to Antonio Francisco Lisboa, the Aleijadinho, go beyond the purpose of recording the works. They also contribute to the writing of history, through the images produced. In accordance with the SPHAN orientation, which aimed to construct a Brazilian art history that valorized the artistic production of the colonial period, the images by Gautherot help in a decisive way to consolidate the Aleijadinho myth, not only for their documental significance and widespread circulation, but also for the regard the photographer develops about the works. The images direct the regard and build a discourse, through framing, lighting and point of views assumed, leading to the identity between the work photographed and its author.
Key-Words: Marcel Gautherot, Twelve Prophets at Congonhas do Campo, Antonio Francisco Lisboa, Aleijadinho