Barricadas: sobre uma imagem fotográfica de Augusto Malta
Resumo
Por meio do exercício de leitura de uma imagem fotográfica da cidade do Rio de Janeiro, tomada por Augusto Malta em 1908, no contexto da Reforma Passos, buscou-se trabalhar a inscrição da fotografia na cultura histórica — não como ilustração de uma narrativa textual, mas como uma “chave de acesso” para recolocar questões ao fotógrafo a partir da tensão observada entre o que sua fotografia retrata e o que efetivamente “dá a ver”. A inequívoca materialidade da fotografia em oposição ao idealismo histórico construído pelo discurso oficial.
Palavras-chave: cidade; fotografia; memória.
Abstract
By the exercise of reading a photographic image of the city of Rio de Janeiro, taken by Augusto Malta in 1908, in the context of the “Passos Urban Renovation”, we sought to work on the inscription of photography in historical culture — not as an illustration of a textual narrative, but as an “access key” to reposition questions to the photographer based on the tension between what his image portrays and what it effectively “allows to be seen”. The unequivocal materiality of photography as an opposition to the historical idealism constructed by official discourse.
Keywords: city; photography; memory.