{ carnadocs }, explicando as entrelinhas

  • Izabel Maria de Oliveira Professora adjunta do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.
  • Nathália Valente Cramer Ribeiro Graduada em Design com habilitação em Comunicação Visual pela PUC-Rio.
  • Nilton Gonçalves Gamba Junior Coordenador do DHIS - Laboratório de Design de Histórias do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

Resumo

O artigo apresenta { carnadocs }, um projeto de série audiovisual que difunde os quesitos de julgamento das escolas de samba do Rio de Janeiro em diálogo com o conceito de sustentabilidade comunicacional. O projeto analisa como o dinamismo dos sistemas multissensoriais contemporâneos podem preservar dados históricos, difundir informações sobre a contemporaneidade e propiciar uma processualidade que permita atualizações futuras, favorecendo sua repercussão histórica, financeira, cultural e social.
Palavras-chave: carnaval; Rio de Janeiro; critérios; avaliação; audiovisual.


Abstract
The aim of this paper is to present an audiovisual project, named{ carnadocs }, which tries to focus on the evaluation criteria of samba schools in Rio de Janeiro in dialogue with the concept of communicational sustainability. The project analyzes how the dynamism of contemporary multisensory systems can maintain historical data, disseminate information about contemporaneity and provide a process that allows for future updates, favoring their historical, financial, cultural, and social repercussions.
Keywords: carnival; Rio de Janeiro; criteria; evaluation; audiovisual.

Publicado
Dec 29, 2021
Como Citar
MARIA DE OLIVEIRA, Izabel; RIBEIRO, Nathália Valente Cramer; GAMBA JUNIOR, Nilton Gonçalves. { carnadocs }, explicando as entrelinhas. Revista Prumo, [S.l.], v. 6, n. 09, p. 9, dec. 2021. ISSN 2446-7340. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaprumo/article/view/1695>. Acesso em: 21 nov. 2024. doi: http://dx.doi.org/10.24168/revistaprumo.v6i09.1695.
Seção
Artigos