A revista – sua afiliação – seu início – sua periodicidade

A revista Pesquisas em Teologia é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. A revista teve seu início em 2018 e tem periodicidade semestral. 

Título abreviado da revista

PqTeo é o título abreviado da revista Pesquisas em Teologia, usado para efeito de citação em referências bibliográficas, notas de rodapé e legendas bibliográficas. 

Forma de publicação

A publicação da revista Pesquisas em Teologia se dá na forma eletrônica. 

Acesso aberto

A revista é publicada em acesso aberto (open access). Com a opção de uma política de acesso aberto, a revista Pesquisas em Teologia visa contribuir para a socialização do conhecimento. 

Utilização do OJS

A revista Pesquisas em Teologia utiliza o Open Journal Systems (OJS) que é um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas. No OJS estão presentes as informações gerais da revista e diretrizes para os autores / normas para publicação. Nele, realizam-se, também, os procedimentos de submissão de artigos, de revisão por pares e de comunicação entre editores, autores, avaliadores e revisores de texto. 

Disponibilização online

A revista Pesquisas em Teologia encontra-se no Portal de Periódicos da PUC-Rio (http://periodicos.puc-rio.br/).

Escopo, descritores, missão, objetivos

Escopo – O escopo da revista Pesquisas em Teologia é a difusão da pesquisa teológica de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes.

O periódico oferece, desse modo, aos discentes dos PPG’s da Área, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas nas áreas previstas entre os descritores abaixo indicados.

Descritores – As contribuições são previstas principalmente nas duas áreas de concentração das pesquisas do PPG em Teologia na PUC-Rio, a saber: as áreas de teologia bíblica e de teologia sistemático-pastoral, em relação com as linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa da PUC-Rio. Além disso, estão previstas, também, contribuições teológicas oriundas dos demais Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências da Religião e Teologia.

Missão – A revista Pesquisas em Teologia tem como missão publicar artigos e resenhas com a participação de discentes, contribuindo para a difusão e diálogo da Teologia com as Ciências da Religião e outros saberes.

Objetivos – Os objetivos da revista Pesquisas em Teologia são: divulgar a produção intelectual de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores de Pós-Graduação, através de artigos e resenhas; estimular, promover e contribuir com o desenvolvimento da pesquisa científica discente teológica no âmbito nacional e internacional; e ser canal de debate entre pós-graduandos, docentes e pesquisadores nacionais e internacionais, visando a socializar os conhecimentos e consolidar a pesquisa em Teologia. 

Política das seções

De um modo geral, a política da revista Pesquisas em Teologia tem em vista participar e contribuir de modo acadêmico em estudos na área da teologia. A estrutura da revista apresenta as seguintes seções:

- Editorial – indica em linhas gerais o conteúdo do fascículo, destacando aspectos especiais dentre os tópicos estudados em seus artigos e resenhas.

- Artigos científicos em temas teológicos – apresenta estudos nas áreas da reflexão teológica e sobre questões pertinentes ao diálogo ecumênico, inter-religioso e com a cultura e a sociedade.

- Resenhas críticas – apresenta uma análise interpretativa do conteúdo de uma obra teológica. 

Textos originais e inéditos

Os artigos e resenhas submetidos para a publicação devem ser todos originais e inéditos. Poderão ser trabalhos preparados em disciplinas dos cursos de Pós-Graduação, ou pesquisas pessoais dos discentes ou em co-autoria com docentes ou outros pesquisadores da Área de Ciências da Religião e Teologia.

No caso de ser detectado redundância total de uma publicação anterior do mesmo autor (sem novos aprofundamentos, atualizações, desdobramentos ou outras perspectivas) ou plágio na apresentação ou no decorrer do artigo ou resenha, deverá ser feita uma retratação pelo seu autor, a ser publicada juntamente com esclarecimento da revista, a qual reafirmará a sua opção de não publicar textos em plágio e o empenho assumido para que isso seja evitado.

Chamadas para artigos

As chamadas para os artigos a serem publicados serão feitas na página web do Programa de Pós-Graduação, através de e-mails para os PPGs associados à ANPTECRE e por meio de solicitação para divulgação da chamada na página web da ANPTECRE. 

Responsabilidade e ética na pesquisa

O conteúdo dos textos é primeiramente de responsabilidade dos autores. Estes devem cumprir as exigências de ética da pesquisa e apresentar suas contribuições de modo devidamente documentado.

Solicita-se que, junto com a submissão dos textos, os autores enviem documentos sobre procedimentos éticos na investigação, se suas investigações necessitam dessas comprovações. 

Normas de submissão

As diretrizes para os autores estão publicadas no OJS, item “SOBRE - Submissões”. As normas são atualizadas constantemente, em vista de aprimoramentos da revista.

Artigos e resenhas submetidos à revista Pesquisas em Teologia não devem ser submetidos simultaneamente a outros periódicos. 

Processo seletivo e seus procedimentos

A equipe editorial da revista Pesquisas em Teologia respeita o pensamento e a pesquisa dos autores, mas segue seu próprio processo seletivo para decisão sobre a publicação ou não dos artigos e resenhas submetidos. O processo seletivo é gerenciado pelo editor ou pelo conselho editorial e perpassa três etapas fundamentais.

Os artigos e resenhas submetidos ao periódico passarão primeiro por uma pré-avaliação (que verificará se os textos estão conformes ao escopo da revista e às normas para publicação/diretrizes para os autores). Caso o artigo ou resenha submetido não esteja de acordo com as normas, pode ser solicitado ao autor adaptar às mesmas para poder ser completada a pré-avaliação ou aceita a submissão.

O artigo ou resenha admitido na pré-avaliação será encaminhado à etapa principal, da avaliação com revisão por pares (“peer review”).

Pede-se aos assessores das revisões por pares seguirem as recomendações da COPE – Committee on Publication Ethics –http://publicationethics.org/files/Peer%20review%20guidelines_0.pdf.

A revista divulga na última publicação de cada ano uma nominata dos revisores.

A avaliação/revisão por pares utiliza um formulário. O formulário consta nas informações sobre o processo seletivo no item SOBRE - Submissões, no OJS.

Os resultados da avaliação e revisão por pares, incluindo as sugestões que acaso sejam feitas pelos assessores que colaboram, serão comunicados aos autores, juntamente com a indicação de prazos para reenviarem o texto com os ajustes.

De um modo geral, cabe aos assessores ou ao editor/conselho editorial verificar se as alterações solicitadas pelos assessores ou exigidas pelo editor foram suficientemente cumpridas.

Reserva-se para o editor ou para o conselho editorial, a decisão final sobre a publicação ou não dos textos submetidos.

Pede-se aos autores cuidarem da revisão textual dos artigos, já para a submissão dos textos. Porém, pode ser recomendada uma revisão final, que, sendo proposta, deverá ter aceitação confirmada pelo autor.

Fica a critério do editor e do conselho editorial a escolha do fascículo em que o texto aceito será publicado. Em geral contam-se, entre outros fatores, a ordem de aprovação no processo seletivo.

Os autores serão avisados sobre as decisões quanto à publicação ou não dos seus textos submetidos. Artigos recusados não devem ser de novo submetidos à revista Pesquisas em Teologia, a não ser que tenham passado por uma efetiva reelaboração, constituindo-se como novos artigos.
 

Direitos autorais

Feita a submissão de artigos e resenhas pelos autores, se houver a aceitação dos textos para publicação, por parte da revista Pesquisas em Teologia, consideram-se cedidos os direitos autorais para esta revista.

A publicação completa ou parcial dos conteúdos publicados só poderá ser feita mediante prévia autorização dos autores e do Conselho Editorial.

O autor deve preencher a mão e assinar com caneta azul o formulário de autorização para publicação online (Autorização de publicação em pdf). Tal formulário deve ser submetido, como anexo, juntamente com o artigo ou resenha. Essa autorização deve ser individual para cada autor e será válida para o caso de o artigo ou resenha ser aprovado e a sua publicação confirmada pela revista (na forma final do texto após as revisões propostas pela revista e aceitas pelo autor).