• Revista Pesquisas em Teologia: Sacrosanctum Concilium e Inter Mirifica
    v. 6 n. 12 (2023)

    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de apresentar aos seus leitores e leitoras seu décimo segundo número, celebrando seus seis anos de existência e prosseguindo, assim, sua missão e consolidando seu escopo de difundir a pesquisa científica na área de Ciências da Religião e Teologia da CAPES. O presente número conta com dez artigos, sendo cinco no dossiê e cinco elencados na seção de temas diversos. Além dos artigos, o presente número traz uma resenha e, como de praxe, o periódico apresenta o resumo das teses e dissertações defendidas, e dos Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no ano de 2023, no Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

  • Pesquisas em Teologia
    v. 6 n. 11 (2023)
    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de apresentar aos seus leitores e leitoras seu décimo primeiro número, prosseguindo assim sua missão e consolidando seu escopo de difundir a pesquisa científica na área de Ciências da Religião e Teologia da CAPES. O presente número conta com dez artigos, sendo seis no dossiê e quatro elencados na seção de temas diversos.
  • Pesquisas em Teologia
    v. 5 n. 10 (2022)

    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras, fechando o ciclo de seu quinto ano de existência, o seu décimo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES.

    Neste ano de 2022, completam-se cinquenta anos da existência de nossa Faculdade Eclesiástica e da criação de nosso Programa de Pós-graduação. O Programa foi pioneiro ao vincular a reflexão bíblico-teológica, que emergia com grande força naquela época, ao Sistema Nacional de Pós-graduação que vinha, também, se estruturando no Brasil. “Pesquisas em Teologia”, em seus anos de serviço à Área, também, vem sempre contribuindo com a apresentação de uma diversidade de pesquisas neste importante campo de investigação.

    No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de onze artigos e uma resenha. Como de praxe, o periódico apresenta o resumo das teses e dissertações defendidas, e dos Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos no ano de 2021, no Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

    Antes de encerrarmos o fascículo, o leitor encontrará as cartas do Papa Francisco e do Grão-chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta relativas às comemorações do jubileu de ouro da Faculdade Eclesiástica e do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. Encontrará, também, a ata da XVI Assembleia Geral da Conferência das Instituições Católicas de Teologia (COCTI/CICT), realizada em Lisboa, neste ano de 2022.

    Como afirmado, número conta com onze artigos com as seguintes temáticas: “A cristologia de Nicolau de Cusa (1401-1464): análise em diálogo com Joseph Moingt”, de Francisco Emanoel Lima Santos; “A diversidade na unidade: convergência/divergência sob os princípios interpretativos baseados no caráter comunicativo das Sagradas Escrituras”, de Marcos de Almeida; “A Fé Cristã na Escritura para Joseph Ratzinger”, de Heber Ramos Bertuci; “A kénosis de Maria a mãe de Deus no cântico do Magnificat”, de Márcia Terezinha Cesar Miné Gerardo; “A sinodalidade na América Latina: o testemunho das Comunidades Eclesiais de Base”, de Tiago Cosmo da Silva Dias; “As mulheres em peregrinação aos lugares santos no século IV” de Marcelo Massao Osava; “Concílio Vaticano II: entre a perspectiva sinodal e o esmorecimento do entusiasmo”, de Waldecir Gonzaga e Ronny Santos de Abreu; “Justiça informada pela caridade: uma relação entre Teologia e Direitos Humanos”, de Wagner Augusto Moraes dos Santos; “O pão para os gentios: o encontro de Jesus com a mulher siro-fenícia em Marcos 7,24-30”, de Anderson Costa Pereira; “O sentido pascal da morte na perspectiva da esperança cristã no mundo contemporâneo”, de Gilmar Antônio Aguiar; “Por uma ética ecológica integral: um diálogo entre o pensamento do Papa Francisco e o pensamento da filósofa Adela Cortina” de Adriano Gomes Soares Pessanha e Bruno Moreira Rodrigues.

    A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

     

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes

    Editor Gerente

  • Pesquisas em Teologia
    v. 5 n. 9 (2022)

    "Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu novo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES.

    Neste ano de 2022, completam-se cinquenta anos da existência de nossa Faculdade Eclesiástica e da criação de nosso Programa de Pós-graduação. O Programa foi pioneiro ao vincular a reflexão bíblico-teológica, que emergia com grande força naquela época, ao Sistema Nacional de Pós-graduação que vinha, também, se estruturando no Brasil. “Pesquisas em Teologia”, em seus anos de serviço à Área, vem contribuindo com a apresentação de uma diversidade de pesquisas neste importante campo de investigação.

    No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de nove artigos. Após a sessão de artigos diversos, apresentamos uma resenha. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

    Como o afirmado, número conta com nove artigos com as seguintes temáticas: “A espiritualidade cristã como critério hermenêutico para uma leitura atual da realidade”, de Reginaldo Rodrigues Celidonio; “A obra sacerdotal de Cristo continua na Igreja por meio da Liturgia das Horas: O batizado, sacerdote da oração sálmica”, de Eufrázio Luiz Morais da Silva; “Tu vens, eu já escuto os teus sinais”, de Washington Luiz Barbosa da Silva; “Desejo mimético, redes sociais e suicídio: possíveis contribuições das concepções cristã e budista”, de Blanches de Paula e Felipe Donadon; “Celebrar o dom da salvação” de Luiz Fernando Ribeiro Santana e Fábio Luiz de Souza; “Justiça escatológica em perspectiva solidária” de Aíla Luzia Pinheiro de Andrade e Walter Luis Carnelossi; “Sobre a disputa acerca do método da Teologia da Libertação: debate com Clodovis Boff”, de Pedro Igor Leite; “O pecado de Sodoma: conexões,  incidentes e o  lugar da ideologia na interpretação de Gn 18,20 e 19,5”, de Adriano da Silva Carvalho; “A teologia política de Carl Schmitt e Johann Baptist Metz: uma abordagem comparativa”, de Reynaldo Thadeu Gonçalves da Costa Segundo; “Eucaristia e Igreja em Santo Ambrósio de Milão”, de André Luiz Benedito.

    A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

     

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes

    Editor Gerente

  • Teologia e (Pós)Modernidade
    v. 4 n. 8 (2021)

    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu oitavo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Os artigos do dossiê deste segundo fascículo de 2021 versam sobre as relações entre Teologia e a Modernidade.

    Em sua atual Proposta, o Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio divide-se em duas grandes Áreas de Concentração. A Área de concentração denominada “Teologia Sistemático-Pastoral” trabalha com metodologias bibliográficas e de pesquisa de campo, entende o ser humano como ser sociocultural, com suas muitas interpelações à configuração (ou reconfiguração) eclesial de nossos dias e, ao mesmo tempo, em sua dimensão pessoal integral, bem como no dinamismo de construção de uma espiritualidade encarnada, transformadora e militante.

    Nela, os valores da modernidade e da cultura humana são largamente reconhecidos e reintegrados na investigação teológica, como reconhecimento de que a Teologia precisa exercer uma função transformadora tanto fora como dentro da experiência de fé. Na Árvore do Conhecimento da Área 44, ela situa-se nas subáreas: Teologia Fundamental-sistemática; História das teologias e religiões; e Teologia Prática.

    Esta Área de concentração aglutina e desenvolve pesquisas que digam respeito às interpelações que a modernidade e sua crise fazem à fé, à religião, ao pensamento e discurso teológicos, destacadamente no que diz respeito às concepções de Deus, de ser humano, as ações e espiritualidades que o humano é capaz de propor, dialogando, para isso, com outras áreas do saber (Filosofia, Literatura, História e Ciências Sociais) e com outras tradições religiosas (notadamente as monoteístas). O presente dossiê quer se associar a estas pesquisas.

    Nesse ano de 2021, completam-se quarenta e nove anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, como indica o seu próprio nome, nasce e se consolida como periódico científico em Teologia atento às questões emergentes e seus impactos na produção teológica. Sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, vem procurando articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês.

    Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, sobretudo, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

    No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de doze artigos. Nove artigos pertencem ao dossiê e os outros três à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo. Agradecimento particular à Profa. Francilaide Ronsi, doutora em Teologia e docente no Departamento de Teologia da PUC-Rio, pela coordenação deste dossiê e elaboração do editorial que abre este número.

    Como afirmado, o dossiê deste número é dedicado ao tema “Teologia e Modernidade”. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores: “Pós-Deus: cristianismo e hermenêutica no Pensamento de Gianni Vattimo”, de Paulo Sérgio Lopes Gonçalves e Felipe de Queiroz Souto; “Crer que se crê: o Pós-Deus como condição necessária para a fé”, de Flávio José de Paula; “A Pós-modernidade sob análise: reflexão e crítica dos teólogos da libertação”, de Isabel de Lavôr e Silva; “Modernidade, globalização e fé”, de Marcelo Amaral Lanfranchi; “A visão pós-moderna de prazer e os desafios à vida cristã: uma reflexão ético-teológica sobre a formação da consciência do sujeito cristão”, de André Luiz Boccato de Almeida e Lúcia Eliza Ferreira da Silva; "O papel da sexualidade na família moderna, frente aos valores cristãos”, de Alison Humberto Furlan; “Pós-modernidade e a busca de sentido da vida: o neopentecostalismo da IURD e a racionalização da magia como identidade”, de Glauco Barsalini e Natália Fernandes Mororó; “Evangelização e revitalização urbana”, de Josefa Alves dos Santos; e “A fé na modernidade conectada”, de João Eduardo Lamim.

    O número conta ainda com três artigos sobre outras temáticas: “Sujeitos do Diálogo: abordagem e implicações a partir da Teologia Católica”, de Éverton Aparecido da Silva; “Oikumene ou um trajeto pela casa comum: origens do ecumenismo”, de Daniele Rocha Saucedo; e “‘E por um profeta ele foi guardado’: tradições e profetismo em Os 12,12-15”, de Ygor Almeida de Carvalho Silva.

    Apresentamos, neste último fascículo, aos leitores e leitoras de “Pesquisas em Teologia”, os resumos das teses, dissertações e projetos de iniciação científica desenvolvidos em 2020, em nosso Programa de Pós-graduação. Em especial, as teses e dissertações são uma boa demonstração da vitalidade e consolidação de um Programa.

    A Tese é um trabalho acadêmico que expõe o resultado de um estudo ou pesquisa sobre um tema específico e bem delimitado, elaborado a partir de uma investigação original, que caracterizar-se-á como real contribuição para a área em questão. Desde 1972, já foram aprovadas cento e noventa e sete (197) Teses em nosso PPG em Teologia.

    A Dissertação é o trabalho acadêmico, sob orientação de um ou mais pesquisadores, visando a obtenção do título de mestre, que apresenta o resultado de um estudo sobre um tema único e bem delimitado, com o objetivo de analisar e interpretar as informações obtidas por meio de uma pesquisa, evidenciando o conhecimento da literatura existente sobre o assunto, assim como a capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido. Desde 1972, já foram aprovadas trezentas e setenta e três (373) Dissertações em nosso PPG em Teologia.

    O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) visa despertar a vocação científica e incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa. Ele é um importante incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Nesse sentido é que nosso PPG em Teologia tem incentivado, há anos, a participação de nossos graduandos no PIBIC. Apresentamos, neste fascículo, os resumos das pesquisas do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, realizado entre os dias 21 e 24 de setembro de 2021, pela PUC-Rio, em modalidade digital.

    A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada ao longo deste ano de 2021 e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor Gerente

  • Teologia e Pandemia
    v. 4 n. 7 (2021)

    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu sétimo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Os artigos do dossiê deste primeiro fascículo de 2021 versam sobre as relações entre Teologia e a Pandemia da COVID-19. O dossiê tem por objetivo fazer um balanço das experiências vividas e de aspectos que possam ajudar-nos a compreender o presente pandêmico e o futuro após a pandemia, contribuindo assim, para o incremento das pesquisas na subárea “Teologia Prática” da árvore do conhecimento da Área.

    Nesse ano de 2021, completam-se quarenta e nove anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, como indica o seu próprio nome, nasce e se consolida como periódico científico em Teologia atento às questões emergentes e seus impactos na produção teológica. Sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, vem procurando articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês.

    Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, sobretudo, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

    No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de dez artigos. Cinco artigos pertencem ao dossiê e os outros cinco à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo. Agradecimento particular ao Prof. Welder Lancieri Marchini, doutor em Ciências da Religião e, atualmente, doutorando do Programa do Departamento de Teologia da PUC-Rio, pela coordenação deste dossiê e elaboração do editorial que abre este número.

    Como afirmado, o dossiê deste número é dedicado ao tema “Teologia e Pandemia”. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores: “Um olhar sobre o flagelo do novo coronavirus em chave apocalíptica: uma reflexão teológica de Ap 6,1-8”, de Gilvan Leite de Araujo e Izabel Patuzzo; “Solidão na Comunhão: as lições da Vida Monástica em tempos de isolamento”, de Cristiano Holtz Peixoto; “O Empoderamento da Teologia durante a Pandemia”, de Fábio Luiz Ribeiro; “Itinerários da Esperança: uma hermenêutica da realidade pandêmica à luz da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis”, de Letícia Alves Duarte de Souza; e “A Teologia como sinal de esperança diante da Pandemia”, de Diego Nascimento.

    O número conta ainda com cinco artigos sobre outras temáticas: “Para uma ‘Animação Patrística’ da Pastoral”, de Fábio Magno de Castro Araújo e Luiz Cláudio Moraes Correia; “O método alegórico e o interacionismo sociodiscurso, uma aproximação”, de João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues; “A mistagogia profética do Papa Francisco: uma análise litúrgico-sacramental dos atos simbólicos realizados pelo Papa Francisco”, de Anderson Batista Monteiro; “Homilia e realidade: elementos constitutivos da pregação homilética”, Marcel Gustavo Alvarenga; e “Santo Daime: experimentando um cristianismo xamânico”, de Amanda Juliane Vicentini.

    A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor Gerente

  • Teologia Latino-Americana
    v. 3 n. 5 (2020)

    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu quinto volume, dando continuidade a seu trabalho e consolidando, assim, o seu escopo. Os artigos deste primeiro fascículo de 2020 versam sobre alguns temas relevantes para a teologia e o estudo da religião no cenário atual e difundem a pesquisa relativa à Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Oferecendo, desse modo, aos pesquisadores e pesquisadoras a possibilidade de divulgar os resultados de suas investigações. Embora breve, nos orgulhamos do caminho até aqui percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da Área Ciências da Religião e Teologia.

    Nesse ano de 2020, completam-se 48 anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, a partir de 2018, passou a compor o conjunto dos periódicos da PUC-Rio, estando vinculado ao Departamento de Teologia e ao seu Programa de Pós-graduação.

    Neste fascículo, “Pesquisas em Teologia” dá continuidade à sua gradual adequação aos critérios apresentados para os periódicos vinculados aos Programas da Área Ciências da Religião e Teologia, ao apresentar uma nova seção dedicada aos dossiês, tal como previsto, nas indicações para periódicos que almejam o estrato B1. Assim, os trabalhos recebidos pelo periódico passam agora a estar organizados em três sessões: 1) artigos em dossiê, 2) artigos em temas diversos, 3) debates/comunicações/resenhas.

    Com essa mudança, “Pesquisas em Teologia”, sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, procura articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês. Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, inclusive, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

    “Pesquisas em Teologia” concluiu, também, o seu processo de cadastro no Digital Object Identifier (DOI), necessário para estratos superiores de periódicos nacionais. Os trabalhos publicados, neste fascículo, estão já apresentados com o respectivo DOI. Para o periódico e todos os trabalhos recebidos nos dois primeiros anos, também já foi realizada a referida atribuição.

    Do ponto de vista quantitativo, o periódico vem progressivamente crescendo em número de trabalhos. Em 2018, publicamos dez artigos e duas resenhas. Em 2019, foram doze artigos e uma resenha. No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de dez artigos e uma resenha. Sete artigos pertencem ao dossiê e os outros três à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores e autoras, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo.

    O dossiê deste número é dedicado à Teologia Latino-americana e tem por objetivo fazer um balanço de temáticas que hoje norteiam a atenção das pesquisas teológicas e os estudos de religião no Continente. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores e autoras: “História da Teologia do Martírio na América Latina: primeiro ensaio de uma tese sobre esperança-cruz”, de Luís Corrêa Lima e João Pedro Augusto Alves de Holanda; “A contribuição da Teologia Feminista Latino-Americana para a Promoção do Diálogo Inter-Religioso”, de Edla Eggert e Luísa de Lucas; “Interpelações do pensamento decolonial à missão cristã”, de Stefano Raschietti; “A inculturação da liturgia: reflexões a partir da Exortação Apostólica Querida Amazônia”, de Luiz Fernando Ribeiro Santana e Sérgio Albuquerque Damião; “As juventudes como esperança eclesiológica: de Medellín a Santo Domingo”, de Gislene Danielski; “Conferência de Medellín e a paz como denúncia profética das injustiças no Continente latino-americano”, de Pedro Luiz Amorim Pereira; “Estudos prisionais nas Ciências da Religião e Teologia: situação, desafios e possibilidades”, de Lucas Henrique Pereira Duarte.

    O número conta ainda com três artigos sobre outras temáticas: “Concepções e uso da mídia e da internet na Igreja Católica: uma abordagem histórica”, de Carolina Teles Lemos e Wolmir Therezio Amado; “A natureza assumida por Deus: a teologia litúrgica da Laudato Si’”, de Vitor Gino Finelon; “Sentir e Inteligir o Anúncio do Evangelho”, de Sergio Claudio de Sousa.

    Por fim, na sessão final, temos a resenha enviada por Ana Lúcia de Araújo Portes sobre o livro “Walden” que é uma obra de H. D. Thoureau traduzida para o português, em 2019.

    A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor Gerente

  • Jerônimo: Exegese e Teologia Bíblica
    v. 3 n. 6 (2020)

    “Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu sexto volume, dando continuidade a seu trabalho e consolidando, assim, o seu escopo. Os artigos deste segundo fascículo de 2020 versam sobre alguns temas relevantes para a teologia e o estudo da religião no cenário atual e difundem a pesquisa relativa à Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Oferecendo, desse modo, aos pesquisadores e pesquisadoras a possibilidade de divulgar os resultados de suas investigações. Embora breve, nos orgulhamos do caminho até aqui percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da Área Ciências da Religião e Teologia.

    Nesse ano de 2020, completam-se 48 anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, a partir de 2018, passou a compor o conjunto dos periódicos da PUC-Rio, estando vinculado ao Departamento de Teologia e ao seu Programa de Pós-graduação.

    Do ponto de vista quantitativo, o periódico vem progressivamente crescendo em número de trabalhos. Em 2018, publicamos dez artigos e duas resenhas. Em 2019, foram doze artigos e uma resenha. No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de dez artigos e uma resenha. Sete artigos pertencem ao dossiê e os outros três à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores e autoras, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo. Ao final deste ano de 2020, portanto, publicamos no total vinte artigos: quatorze em dossiês e seis em temas diversos; e duas resenhas.

    Neste fascículo, “Pesquisas em Teologia” está organizada em três sessões: 1) artigos em dossiê, 2) artigos em temas diversos, 3) resenha. “Pesquisas em Teologia”, sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, procura articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês. Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, sobretudo, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

    O dossiê deste número é intitulado: Jerônimo: Exegese e Teologia Bíblica. Ele tem por objetivo fazer um balanço de temáticas que hoje norteiam a atenção das pesquisas teológicas e os estudos de religião, especialmente, na subárea Tradições e Escrituras Sagradas. Atuando entre o quarto e o quinto século da era cristã, Eusébio Sofrônio Jerônimo destaca-se pela dedicação em traduzir as Sagradas Escrituras judaico-cristãs para o vernáculo de latino (Vulgata) e pelo conjunto de comentários exegéticos que faz a alguns desses textos sagrados. Em 420, ao morrer em Belém, encontra-se envolvido nos trabalhos de interpretação desse conjunto de textos, tornando-se, assim, importante referência para o estudo da tradição cristã e de seu caminho de interpretação de suas Sagradas Escrituras. Por esta razão, ao fazermos memória do décimo sexto centenário de sua morte, “Pesquisas em Teologia” apresenta um dossiê vinculado à Área de Teologia Bíblica do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, acolhendo a contribuição de pesquisadores de outros Programas da Área que se dedicam à mesma temática, uma das mais antigas da Área 44: a interpretação dos textos judaico-cristãos.

    Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras, que participaram do processo de gestação deste fascículo. Agradecimento particular ao Prof. Heitor Carlos Santos Utrini, docente do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, pela coordenação deste dossiê e elaboração do editorial que abre este número.

    Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores: “O senhor evoca o passado para reiterar o presente e anunciar o futuro: a retórica da configuração literária do discurso do senhor no Sinai (Ex 19,4-6a)”, de Petterson Brey; “Poesia Jurídica: um estudo exemplar de Lv 19,17-18”, de Matthias Grenzer e Maria Cristiane dos Santos; “Quando Adolphe Gesché redescobre Jó”, de Doaldo Ferreira Belém; “Misericórdia: uma expressão do amor entranhado de Deus. Uma leitura linguística e teológica de Lc 7,11-17”, de Waldecir Gonzaga e Victor Silva Almeida Filho; “A parábola do pai misericordioso: uma releitura de Lc 15,11-32 à luz do contexto histórico-cultural da Palestina no tempo de Jesus”, de Tiago Cosmo da Silva Dias; “O homem rico e Lázaro: uma leitura sob a perspectiva do contexto econômico e dos paralelos pagãos”, de Adriano da Silva Carvalho; “Ouve, meu povo, deixa-me falar” (Sl 50,7), de Tarlei Navarro.

    O número conta ainda com três artigos sobre outras temáticas: “A experiência sinodal no Cristianismo antigo dos séculos II ao IV”, de Luiz Antônio Pinheiro; “Doe ‘Terrorism’ make sense? A case study”, de Ziad Fahed e Ramzi Merhej; “A transformação da vida humana a partir da experiência de união com Deus”, de Artur Viana Nascimento Neto.

    Por fim, na sessão final, temos a resenha enviada por Glauber Souza Araújo sobre o livro God never meant for us to die que é uma obra de abril de 2020.

    Apresentamos, neste último fascículo, aos leitores e leitoras de “Pesquisas em Teologia”, os resumos das teses, dissertações e projetos de iniciação científica desenvolvidos em 2019, em nosso Programa de Pós-graduação. Em especial, as teses e dissertações são uma boa demonstração da vitalidade e consolidação de um Programa.

    A Tese é um trabalho acadêmico que expõe o resultado de um estudo ou pesquisa sobre um tema específico e bem delimitado, elaborado a partir de uma investigação original, que caracterizar-se-á como real contribuição para a área em questão. Desde 1972, já foram aprovadas cento e oitenta e oito (188) Teses em nosso PPG em Teologia.

    A Dissertação é o trabalho acadêmico, sob orientação de um ou mais pesquisadores, visando a obtenção do título de mestre, que apresenta o resultado de um estudo sobre um tema único e bem delimitado, com o objetivo de analisar e interpretar as informações obtidas por meio de uma pesquisa, evidenciando o conhecimento da literatura existente sobre o assunto, assim como a capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido. Desde 1972, já foram aprovadas trezentas e sessenta e três (363) Dissertações em nosso PPG em Teologia.

    O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) visa despertar a vocação científica e incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa. Ele é um importante incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Nesse sentido é que nosso PPG em Teologia tem incentivado, há anos, a participação de nossos graduandos no PIBIC. Apresentamos, neste fascículo, os resumos das pesquisas do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, realizado no dia 10 de setembro de 2020, pela PUC-Rio, em modalidade digital.

    A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano que se encerra e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor Gerente

  • v. 2 n. 4 (2019)

    Dando continuidade a seu trabalho e consolidando, assim, o seu escopo, a revista Pesquisas em Teologia apresenta mais um número aos seus leitores e leitoras. Os artigos deste segundo fascículo de 2019 versam sobre alguns temas relevantes para a teologia e o estudo da religião no cenário atual e difundem a pesquisa de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes. Oferecendo, desse modo, aos discentes da Área Ciências da Religião e Teologia, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas.

    O primeiro artigo é de co-autoria entre a doutora Ceci Maria Costa Baptista Mariani e o pesquisador Henrique Matheus Biondo Costa, ambos do Programa de Ciências da Religião da PUC Campinas. Intitulado “Dorothy Day, ‘mística de olhos abertos’: precursora da espiritualidade laical proposta no espírito do Concílio Vaticano II”, o artigo pretende mostrar como a espiritualidade laical – querida pelo Vaticano II como caminho de atualização da presença e serviço da igreja católica romana no mundo – encontra no testemunho de Dorothy Day, cristã leiga que viveu no século passado, uma importante expressão. Para tanto, o artigo inicia versando sobre o conceito de espiritualidade laical, tal como o entende o Concílio, para, em seguida, propor que o novo jeito de viver a espiritualidade cristã em nossos dias é a “mística dos olhos abertos”. Os autores concluem, através da análise de sua biografia e escritos, que Dorothy Day é uma precursora de tal espiritualidade laical e que seriam oportunos estudos que dessem maior atenção à vivência e ao pensamento desta mística cristã.

    O segundo artigo – intitulado: “Práxis antecipatória e escatológica do Reino de Deus: uma percepção a partir da Escatologia de Edward Schillebeeckx” – é de autoria de Aldo Fernandes da Rocha, recém-doutor formado pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-Rio. O escopo do artigo é refletir sobre a visão escatológica de Edward Schillebeeckx, importante teólogo holandês do século passado. Para tanto, o autor do artigo debruça-se sobre os escritos cristológicos de Schillebeeckx, indicando que em sua cristologia, fundada sobre a imagem de Jesus como o profeta escatológico, é possível perceber como o reinado de Deus é anunciado e antecipado na prédica e na práxis de Jesus, desde sua vida pública até sua morte-ressurreição. O artigo propõe de maneira conclusiva que é necessário repensar, desenvolver e enriquecer a pesquisa escatológica a partir das contribuições dadas pelo teólogo holandês.

    O terceiro artigo deste número é de autoria do mestrando Marcelo Massao Osava do Programa de Teologia da PUC-Rio. Discorre sobre “Bíblia e Liturgia: da Providentissimus Deus à Evangelii Gaudium”. O objetivo é perceber como a (re)valorização da Palavra de Deus está sendo pensada pelo magistério eclesiástico católico desde Leão XIII até Francisco, em especial nas celebrações litúrgicas. Segundo o autor, é possível identificar um desejo no magistério de que a Palavra de Deus seja mais bem proclamada, conhecida e aprofundada na Sagrada Liturgia. Para tanto, o artigo, partindo da Providentissimus Deus, revisita os principais textos magisterias católicos nesse campo, buscando identificar a relação estreita entre Bíblia e Liturgia.

    O quarto artigo é da mestranda Rosiléa Archanjo de Almeida do Programa de Ciência da Religião da UFJF. Dedica-se ao tema “Caminhada da Fé: uma hermenêutica da devoção mariana à Aparecida”. A pretensão do artigo é identificar as bases ou pressupostos que motivam os peregrinos da cidade mineira de Juiz de Fora a caminharem até o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida/SP. O artigo, após apresentar alguns aspectos históricos que dão origem à devoção e às romarias à Aparecida, debruça-se sobre a experiência religiosa denominada “Caminhada da Fé” que nasce e acontece anualmente em Juiz de Fora. A conclusão é reafirmar que experiências religiosas desta natureza se transformam para os participantes num conjunto de rituais que tem múltiplos significados nas sociedades modernas e complexas nas quais nos encontramos.

    O quinto artigo do fascículo é da autoria do doutorando Fernando Gross do Programa de Teologia da PUC SP. Nesse artigo, intitulado “O coração do faraó (Ex 4-14*)”, o autor propõe-se fazer uma análise semântica sobre as diversas recorrências do termo “coração do faraó” presentes no livro do Êxodo. O artigo enseja refletir sobre o que acontece na intimidade do governante enquanto trava uma disputa com o Deus dos filhos de Israel e seus mediadores Moisés e Aarão. O artigo, após sistemática análise das diversas recorrências da expressão “coração do faraó” na narrativa do êxodo, conclui que quanto mais a macronarrativa se desenvolve, mais o governante avança na insensibilidade, perdendo toda capacidade de fazer escolhas que sejam capazes de evitar sua destruição e de todo o seu povo.

    O sexto artigo, também de natureza teológico-bíblica, é de autoria do recém-doutor Fábio da Silveira Siqueira, formado pelo Programa de Teologia da PUC-Rio. O artigo é intitulado “A contemplação do Criador na grandeza e beleza das criaturas: Sb 13,5 no contexto da Laudato Si’ 12”. Segundo o autor, o artigo intenciona analisar o princípio positivo da “analogia” pelo qual através da contemplação das criaturas, é possível chegar à contemplação do Criador. Após algumas considerações de caráter exegético-bíblico, o autor apresenta o emprego do texto de Sb 13,5, no contexto da encíclica do papa Francisco. Para o autor do artigo, a intenção do pontífice é propor o necessário caminho de reconhecimento do Criador mediante a contemplação da grandeza e da beleza da criação. Na Laudato Si’ 12, a criação apresenta-se como “livro esplêndido de Deus”, conduzindo ao reconhecimento do Criador e ao cuidado com a casa comum que Ele nos deu.

    Apresentamos, neste último fascículo, aos leitores e leitoras de Pesquisas em Teologia, os resumos da teses, dissertações e projetos de iniciação científica desenvolvidos em 2018, em nosso Programa de Pós-graduação. Em especial, as teses e dissertações são uma boa demonstração da vitalidade e consolidação de um Programa.

    A Tese é um trabalho acadêmico que expõe o resultado de um estudo ou pesquisa sobre um tema específico e bem delimitado, elaborado a partir de uma investigação original, que caracterizar-se-á como real contribuição para a área em questão. Desde 1972, já foram aprovadas cento e oitenta e sete (187) Teses em nosso PPG em Teologia.

    A Dissertação é o trabalho acadêmico, sob orientação de um ou mais pesquisadores, visando a obtenção do título de mestre, que apresenta o resultado de um estudo sobre um tema único e bem delimitado, com o objetivo de analisar e interpretar as informações obtidas por meio de uma pesquisa, evidenciando o conhecimento da literatura existente sobre o assunto, assim como a capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido. Desde 1972, já foram aprovadas trezentas e quarenta e oito (348) Dissertações em nosso PPG em Teologia.

    O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) visa despertar a vocação científica e incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa. Ele é um importante incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Nesse sentido é que nosso PPG em Teologia tem incentivado, há anos, a participação de nossos graduandos no PIBIC. Apresentamos, neste fascículo, os resumos das pesquisas do XXVI Seminário de Iniciação Científica, realizado nos dias 27 e 29 de agosto de 2019, na PUC-Rio.

    Agradecemos aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano que se encerra e desejamos um bom aproveitamento dos textos que publicamos!

    Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2019

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor

  • v. 2 n. 3 (2019)

    Iniciamos o segundo ano da revista Pesquisas em Teologia. A revista está dedicada a difundir a pesquisa teológica de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes. Oferecendo, desse modo, aos discentes da Área Ciências da Religião e Teologia, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas.

    Neste primeiro fascículo apresentamos seis artigos. Cinco deles versam, principalmente, sobre temas de teologia sistemático-pastoral, uma importante área de estudo da religião no cenário atual. Um é dedicado à exegese bíblica de um texto da literatura isaiana.

    O primeiro artigo é da autoria do mestrando Thadeu Lopes Marques de Oliveira do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Intitulado “O estatuto performativo das palavras da revelação da fé na filosofia de Jean Ladrière: sua importância para a fé e para a teologia”, o artigo pretende mostrar alguns aspectos da reflexão filosófica de Jean Ladrière e sua articulação com a experiência da fé e a inteligência da fé. Segundo o autor, é possível extrair elementos na filosofia de Ladrière para compreender a natureza do discurso teológico da fé, sua razoabilidade e pertinência.

     O segundo artigo – intitulado “A Liturgia como ponto culminante da Missão: uma breve leitura da Sacrosanctum Concilium 10 à luz da Evangelii Gaudium 24” – é de autoria de Diogo da Cunha Carvalho, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O escopo do artigo é refletir sobre a declaração feita ao número 10 da Constituição sobre a Sagrada Liturgia do Concílio Vaticano de que a Liturgia é fonte e cume da vida da Igreja. Para tanto, o autor debruça-se sobre o significado das duas analogias (fonte e cume) para estabelecer uma relação entre ambas e a missão da Igreja. Em seguida, o autor analisa a reflexão magisterial do Papa Francisco e encontra, especialmente, no número 24 da Evangelii Gaudium a tese de que uma participação mais qualitativa na vida cultual está intrisecamente ligada a uma maior e melhor participação na missão cristã cotidiana.

    O terceiro artigo deste número é de autoria do mestrando Diego Willian dos Santos do Programa de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Discorre sobre o “Sentir e inteligir na catequese: a transmissão da fé na interface com Xavier Zubiri”. O objetivo é perceber como a grave crise pela qual passa a modernidade afeta diretamente o processo catequético de transmissão da fé às novas gerações. Segundo o autor as categorias de sentir e inteligir, tais como as entendem o filósofo Xavier Zubiri, podem ajudar-nos a repensarmos a nossa atual prática catequética. O autor conclui que tal práxis pastoral precisa conceder mais espaço à experiência de Jesus Cristo.

    O quarto artigo é do mestre em Teologia Doaldo Ferreira Belem, do Programa da  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Único artigo exegético, nesse volume, dedica-se ao tema “Escatologia e Messianismo em Is 8,23-9,6”. A pretensão do artigo é analisar o caráter messiânico e escatológico da referida perícope. O artigo, após acurada aplicação do método exegético histórico-crítico, apresenta o significado e a importância da relação entre escatologia e messianismo. A conclusão é afirmar que na perícope falta o aspecto futurista, mas predomina o aspecto messiânico e que não necessariamente escatologia e messianismo são conceitos “inseparáveis”.

    O quinto artigo é de autoria do doutorando Everaldo Bon Robert do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Intitulado “A pró-existência de Heinz Schürmann, o artigo objetiva apresentar uma síntese de como Schürmann concebe o conceito de pró-existência aplicado a Jesus de Nazaré, ao longo de sua produção teológica. O modo pró-existente faz com que Jesus chegue ao ápice da entrega na sua morte de cruz. Ser pró-existente constitui a mais íntima essência do seu existir. Ao mesmo tempo, a pró-existência pode apresentar-se como modo de vida também para os discípulos de Cristo, fazendo surgir um novo “eu” e uma nova sociedade marcada pelo seguimento do modo de viver de Jesus.

    O sexto artigo versa sobre “O significado da Reforma e o diálogo ecumênico hoje sob a perspectiva adventista do sétimo dia”. Ele é de autoria do doutorando Josimir Albino do Nascimento do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A intenção do artigo é estudar o significado da Reforma Protestante para os Adventistas. Segundo o autor, os Adventistas do Sétimo Dia foram pioneiros na questão da liberdade religiosa para todas as expressões de fé. Por essa razão, é possível reconhecer o empenho desta Igreja na causa ecumênica, principalmente no campo das ações sociais junto aos desfavorecidos de nossa sociedade. 

    Apresentamos, também, uma resenha de autoria do doutorando em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná Eliseu Wisniewski sobre o livro intitulado Uma Igreja de portas abertas: nos caminhos do Papa Francisco, que é uma obra organizada por Wagner Lopes Sanches e Eulálio Figueira publicada pela editora Paulinas, em 2016.

    Agradecemos, antecipadamente, aos leitores pela caminhada desse ano e desejamos um bom aproveitamento dos textos que publicamos!

    Rio de Janeiro, 25 de julho de 2019

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes 
    Editor

  • v. 1 n. 2 (2018)

    Consolidando seu escopo, a revista Pesquisas em Teologia difunde a pesquisa teológica de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes. Oferecendo, desse modo, aos discentes da Área Ciências da Religião e Teologia, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas.

    Os artigos deste segundo fascículo versam, principalmente, sobre a contribuição que os dois últimos pontífices da Igreja Católica romana deram e dão sobre alguns temas relevantes para a teologia e o estudo da religião no cenário atual.

    O primeiro artigo é da autoria da doutoranda Gislene Danielski do Programa de Teologia da PUC-Rio. Intitulado “O jovem, lócus teológico da esperança cristã, no pontificado do Papa Francisco”, o artigo pretende mostrar como, desde o início de seu pontificado, sua reflexão magisterial traz uma forte carga de esperança nas juventudes e, a consequente atenção pastoral, para com elas se faz necessária. Para tanto, duas realidades teológicas são analisadas: a reflexão sobre as juventudes produzida pelo Concílio Vaticano II e a reflexão do Papa Bergoglio. A autora conclui que o magistério eclesiástico católico tem profundo e verdadeiro interesse pelos jovens, mas precisa avançar na direção de levar aos jovens a verdadeira esperança cristã.

    O segundo artigo – intitulado: “Juventudes e Discernimento Vocacional: breve reflexão sobre o Sínodo dos Bispos na perspectiva da antropologia vocacional” – é de autoria de Elizeu da Conceição, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontificia Università Salesiana de Roma, na Itália. O escopo do artigo é refletir sobre a dimensão antropológica da vocação, entendida como provocação interior que exige respostas no cotidiano de cada jovem. Para tanto, o autor debruça-se sobre o material preparatório da Décima Quinta Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, realizada em outubro de 2018, e que teve como tema os jovens. A partir de uma determinada compreensão vocacional, o artigo, propõe de maneira conclusiva que é necessário repensar alguns aspectos da Pastoral Juvenil, no cenário brasileiro.

    O terceiro artigo deste número é de autoria do mestrando Edevaldo Rocha do Programa de Teologia da PUCSP. Discorre sobre “O aspecto missionário das religiões na defesa da casa comum segundo a Laudato Si’”. O objetivo é perceber como a grave crise ecológica está sendo pensado pelo magistério eclesiástico católico do Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si’. Segundo o autor a ecoespiritualidade deve ser uma dimensão profética a ser assumida por todas as religiões. Tal práxis ecológica pode ser alcançada através de três ações: a conscientização ambiental, a educação ambiental e a preocupação com o bem comum.

    O quarto artigo é do mestrando Luís Carlos Pereira Santos da Silva do Programa de Teologia da PUC-Rio. Dedica-se ao tema “O teocentrismo da mensagem de Jesus: uma introdução ao significado do Reino de Deus no pensamento de Joseph Ratzinger”. A pretensão do artigo é identificar as bases ou pressupostos sobre os quais Joseph Ratzinger / Bento XVI reflete sobre o conceito “Reino de Deus”. O artigo, após apresentar o lugar do Reino de Deus na vida pública de Jesus e o teocentrismo da sua mensagem, apresenta o significado e a importância da expressão “Reino de Deus”, na teologia ratzingeriana. A conclusão é reafirmar a evidente preocupação que Ratzinger tem em resguardar a referência ao primado da iniciativa divina que irrompe no anúncio do Reino de Deus realizado por Jesus.

    Apresenta-se, também, uma resenha de autoria do doutorando da PUC-Rio Fábio da Silveira Siqueira sobre o livro intitulado Malachi. Historical Commentary on the Old Testament, que é uma obra de Sthephanus Daniel Snyman publicada pela editora Peeters, em 2015.

    Agradecemos aos leitores pela caminhada desse ano que se encerra e desejamos um bom aproveitamento dos textos que publicamos!

    Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 2018

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor

  • v. 1 n. 1 (2018)

    Neste ano de 2018, ao celebrar seu cinquentenário de criação, o Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro tem a alegria de apresentar seu mais novo periódico, intitulado Pesquisas em Teologia (PqTeo). Ele vem agregar-se ao primeiro periódico do Departamento Atualidade Teológica, ampliando, assim, as possibilidades de divulgação da produção intelectual dentro do campo de estudo teológico e das religiões.

    Por esta razão, o escopo da revista Pesquisas em Teologia é a difusão da pesquisa teológica de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes. O periódico quer oferecer, desse modo, aos discentes dos Programas de Pós-graduação da Área 44, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas.

    As contribuições deste primeiro fascículo versam, principalmente, sobre temas que são pesquisados nas duas áreas de concentração das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Teologia na PUC-Rio, a saber: as áreas de teologia bíblica e de teologia sistemático-pastoral, em relação com as linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa.

    O primeiro artigo é da autoria do Dr. Abimar Oliveira de Moraes e do doutorando Eduardo Antônio Calandro. Este artigo, intitulado “A Iniciação à Vida Cristã a partir de Aparecida: perspectivas catequéticas após o primeiro decênio da Conferência”, visa a apresentar algumas perspectivas catequéticas após o primeiro decênio da realização da Quinta Conferência Geral do Episcopado católico latino-americano e caribenho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida/SP. Para isso, depois de analisar os quinze parágrafos do Documento de Aparecida dedicados à Iniciação Cristã, o artigo propõe que a construção desse novo paradigma pastoral passa pelo enfrentamento de três desafios educativos: 1) a consciência de um processo de maturação cristã; 2) o estado de formação permanente da comunidade cristã; e 3) a dimensão educativa da liturgia.

    O segundo artigo deste fascículo é da autoria da doutoranda Sueli da Cruz Pereira, sobre “O legado da ‘Igreja dos pobres’ para a Igreja na América Latina”. Objetivo do artigo é refletir como, a partir do Vaticano II, a atenção à construção de uma “Igreja dos pobres” permeia o debate eclesiológico e, também, as propostas pastorais da teologia católica. Para isso, a autora analisa o itinerário de revisão do papel da igreja católica percorrido pelo magistério eclesiástico católico, a partir de João XXIII, que chega à sua mais alta manifestação durante a celebração do Concílio Vaticano II. Tal itinerário permite à igreja católica que se encontra na América Latina materializar a “Igreja dos pobres” na sua opção preferencial pelos pobres e no seu empenho testemunha pela causa dos pobres.

    O terceiro artigo deste número é de autoria do mestrando Chrystiano Gomes Ferraz. Discorre sobre “A possível influência da Teologia Latino-Americana na composição da Laudato Si’”. Objetivo é perceber como o magistério eclesiástico católico, agora liderado, pela primeira vez por um sulamericano, pode estar sendo influenciado pela metodologia e reflexão produzida no contexto teológico latino-americano-caribenho. O artigo analisa os possíveis ecos em questão, a partir de três pontos característicos: 1) o método “ver-julgar-agir”; 2) a opção preferencial pelos pobres; e 3) a valorização da cultura dos povos originários, para concluir que há uma força e importância da teologia feita no Terceiro Mundo e que agora ganha destaque no pontificado do Papa Francisco.

    O quarto artigo é do doutorando Vitor Gino Finelon. Dedica-se ao tema “O ritmo do ano litúrgico e a escolha das leituras bíblicas na celebração eucarística dominical”. A pretensão do artigo é realizar uma análise da relação existente entre o ano litúrgico cristão católico e a seleção das leituras bíblicas do culto eucarístico da comunidade católica. O artigo, após apresentar alguns elementos acerca do “ritmo” do ano litúrgico e sua relação com as leituras litúrgicas dominicais, apresenta alguns critérios para a escolha das perícopes bíblicas a serem usadas no culto dominical. A conclusão é reafirmar urgente recuperação de uma teologia sacramental na qual, por um lado, as práticas celebrativas não se tornem ocasião para incentivo de uma consciência mágico-superticiosa e, por outro, que valorize a dimensão sacral do tempo vivido em perspectiva cultual-religiosa e consagrado à memória do mistério pascal de Cristo.

    O quinto artigo do fascículo é da autoria da doutoranda Jane Maria Furghestti. Nesse artigo, a autora propõe uma “Breve análise sobre a liturgia penitencial em Jl 2,12-14”. O artigo enseja analisar como a perícope descreve o contexto de uma liturgia penitencial, onde Deus convida seu povo para um retorno a Ele. O artigo após sistemática análise exegética defende que o texto profético, em questão, está inserido num contexto de dificuldades para a comunidade Judá-Jerusalém e que esta situação de calamidade pode ser revertida porque o Senhor sempre olha com solicitude paterna para Seu povo.

    O sexto artigo, também de natureza teológico-bíblica, é de autoria do doutorando Dinis Manuel Nhanga Mona. O artigo é intitulado “As múltiplas faces da bênção sacerdotal”. Segundo o autor, o artigo intenciona analisar os vários possíveis desdobramentos do verbo “abençoar” dentro do texto bíblico de Nm 6,22-27. Após algumas considerações de caráter exegético-bíblico, o autor apresenta três dimensões possíveis aplicadas ao verbo “abençoar”, no texto analisado: 1) cuidado e proteção; 2) graça do Senhor para com Seu povo; e 3) garantia de bem-estar.

    Apresenta-se, também, uma resenha de autoria do doutorando André Luiz Benedito sobre o livro intitulado La parola restituita: la ricchezza del linguaggio liturgico, que é uma obra de Loris Della Pietra publicada pela editora San Paolo, em 2017.

    Desejamos aos leitores um bom aproveitamento dos textos que publicamos e esperamos que Pesquisas em Teologia contribua com a evolução quantitativa e qualitativa da produção intelectual discente da Área Ciências da Religião e Teologia no Brasil.

    Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2018

    Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
    Editor

1 a 12 de 12 itens