Neste ano de 2018, ao celebrar seu cinquentenário de criação, o Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro tem a alegria de apresentar seu mais novo periódico, intitulado Pesquisas em Teologia (PqTeo). Ele vem agregar-se ao primeiro periódico do Departamento Atualidade Teológica, ampliando, assim, as possibilidades de divulgação da produção intelectual dentro do campo de estudo teológico e das religiões.

Por esta razão, o escopo da revista Pesquisas em Teologia é a difusão da pesquisa teológica de autoria discente ou em co-autoria com docentes e pesquisadores relativa à Área de Ciências da Religião e Teologia da Capes. O periódico quer oferecer, desse modo, aos discentes dos Programas de Pós-graduação da Área 44, a possibilidade de divulgar os resultados de suas pesquisas.

As contribuições deste primeiro fascículo versam, principalmente, sobre temas que são pesquisados nas duas áreas de concentração das pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Teologia na PUC-Rio, a saber: as áreas de teologia bíblica e de teologia sistemático-pastoral, em relação com as linhas e projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Programa.

O primeiro artigo é da autoria do Dr. Abimar Oliveira de Moraes e do doutorando Eduardo Antônio Calandro. Este artigo, intitulado “A Iniciação à Vida Cristã a partir de Aparecida: perspectivas catequéticas após o primeiro decênio da Conferência”, visa a apresentar algumas perspectivas catequéticas após o primeiro decênio da realização da Quinta Conferência Geral do Episcopado católico latino-americano e caribenho, no Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida/SP. Para isso, depois de analisar os quinze parágrafos do Documento de Aparecida dedicados à Iniciação Cristã, o artigo propõe que a construção desse novo paradigma pastoral passa pelo enfrentamento de três desafios educativos: 1) a consciência de um processo de maturação cristã; 2) o estado de formação permanente da comunidade cristã; e 3) a dimensão educativa da liturgia.

O segundo artigo deste fascículo é da autoria da doutoranda Sueli da Cruz Pereira, sobre “O legado da ‘Igreja dos pobres’ para a Igreja na América Latina”. Objetivo do artigo é refletir como, a partir do Vaticano II, a atenção à construção de uma “Igreja dos pobres” permeia o debate eclesiológico e, também, as propostas pastorais da teologia católica. Para isso, a autora analisa o itinerário de revisão do papel da igreja católica percorrido pelo magistério eclesiástico católico, a partir de João XXIII, que chega à sua mais alta manifestação durante a celebração do Concílio Vaticano II. Tal itinerário permite à igreja católica que se encontra na América Latina materializar a “Igreja dos pobres” na sua opção preferencial pelos pobres e no seu empenho testemunha pela causa dos pobres.

O terceiro artigo deste número é de autoria do mestrando Chrystiano Gomes Ferraz. Discorre sobre “A possível influência da Teologia Latino-Americana na composição da Laudato Si’”. Objetivo é perceber como o magistério eclesiástico católico, agora liderado, pela primeira vez por um sulamericano, pode estar sendo influenciado pela metodologia e reflexão produzida no contexto teológico latino-americano-caribenho. O artigo analisa os possíveis ecos em questão, a partir de três pontos característicos: 1) o método “ver-julgar-agir”; 2) a opção preferencial pelos pobres; e 3) a valorização da cultura dos povos originários, para concluir que há uma força e importância da teologia feita no Terceiro Mundo e que agora ganha destaque no pontificado do Papa Francisco.

O quarto artigo é do doutorando Vitor Gino Finelon. Dedica-se ao tema “O ritmo do ano litúrgico e a escolha das leituras bíblicas na celebração eucarística dominical”. A pretensão do artigo é realizar uma análise da relação existente entre o ano litúrgico cristão católico e a seleção das leituras bíblicas do culto eucarístico da comunidade católica. O artigo, após apresentar alguns elementos acerca do “ritmo” do ano litúrgico e sua relação com as leituras litúrgicas dominicais, apresenta alguns critérios para a escolha das perícopes bíblicas a serem usadas no culto dominical. A conclusão é reafirmar urgente recuperação de uma teologia sacramental na qual, por um lado, as práticas celebrativas não se tornem ocasião para incentivo de uma consciência mágico-superticiosa e, por outro, que valorize a dimensão sacral do tempo vivido em perspectiva cultual-religiosa e consagrado à memória do mistério pascal de Cristo.

O quinto artigo do fascículo é da autoria da doutoranda Jane Maria Furghestti. Nesse artigo, a autora propõe uma “Breve análise sobre a liturgia penitencial em Jl 2,12-14”. O artigo enseja analisar como a perícope descreve o contexto de uma liturgia penitencial, onde Deus convida seu povo para um retorno a Ele. O artigo após sistemática análise exegética defende que o texto profético, em questão, está inserido num contexto de dificuldades para a comunidade Judá-Jerusalém e que esta situação de calamidade pode ser revertida porque o Senhor sempre olha com solicitude paterna para Seu povo.

O sexto artigo, também de natureza teológico-bíblica, é de autoria do doutorando Dinis Manuel Nhanga Mona. O artigo é intitulado “As múltiplas faces da bênção sacerdotal”. Segundo o autor, o artigo intenciona analisar os vários possíveis desdobramentos do verbo “abençoar” dentro do texto bíblico de Nm 6,22-27. Após algumas considerações de caráter exegético-bíblico, o autor apresenta três dimensões possíveis aplicadas ao verbo “abençoar”, no texto analisado: 1) cuidado e proteção; 2) graça do Senhor para com Seu povo; e 3) garantia de bem-estar.

Apresenta-se, também, uma resenha de autoria do doutorando André Luiz Benedito sobre o livro intitulado La parola restituita: la ricchezza del linguaggio liturgico, que é uma obra de Loris Della Pietra publicada pela editora San Paolo, em 2017.

Desejamos aos leitores um bom aproveitamento dos textos que publicamos e esperamos que Pesquisas em Teologia contribua com a evolução quantitativa e qualitativa da produção intelectual discente da Área Ciências da Religião e Teologia no Brasil.

Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2018

Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
Editor

Publicado: 2018-12-05