“Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu sexto volume, dando continuidade a seu trabalho e consolidando, assim, o seu escopo. Os artigos deste segundo fascículo de 2020 versam sobre alguns temas relevantes para a teologia e o estudo da religião no cenário atual e difundem a pesquisa relativa à Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Oferecendo, desse modo, aos pesquisadores e pesquisadoras a possibilidade de divulgar os resultados de suas investigações. Embora breve, nos orgulhamos do caminho até aqui percorrido com muita dedicação por parte de uma equipe que se coloca a serviço da Área Ciências da Religião e Teologia.

Nesse ano de 2020, completam-se 48 anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, a partir de 2018, passou a compor o conjunto dos periódicos da PUC-Rio, estando vinculado ao Departamento de Teologia e ao seu Programa de Pós-graduação.

Do ponto de vista quantitativo, o periódico vem progressivamente crescendo em número de trabalhos. Em 2018, publicamos dez artigos e duas resenhas. Em 2019, foram doze artigos e uma resenha. No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de dez artigos e uma resenha. Sete artigos pertencem ao dossiê e os outros três à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores e autoras, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo. Ao final deste ano de 2020, portanto, publicamos no total vinte artigos: quatorze em dossiês e seis em temas diversos; e duas resenhas.

Neste fascículo, “Pesquisas em Teologia” está organizada em três sessões: 1) artigos em dossiê, 2) artigos em temas diversos, 3) resenha. “Pesquisas em Teologia”, sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, procura articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês. Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, sobretudo, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

O dossiê deste número é intitulado: Jerônimo: Exegese e Teologia Bíblica. Ele tem por objetivo fazer um balanço de temáticas que hoje norteiam a atenção das pesquisas teológicas e os estudos de religião, especialmente, na subárea Tradições e Escrituras Sagradas. Atuando entre o quarto e o quinto século da era cristã, Eusébio Sofrônio Jerônimo destaca-se pela dedicação em traduzir as Sagradas Escrituras judaico-cristãs para o vernáculo de latino (Vulgata) e pelo conjunto de comentários exegéticos que faz a alguns desses textos sagrados. Em 420, ao morrer em Belém, encontra-se envolvido nos trabalhos de interpretação desse conjunto de textos, tornando-se, assim, importante referência para o estudo da tradição cristã e de seu caminho de interpretação de suas Sagradas Escrituras. Por esta razão, ao fazermos memória do décimo sexto centenário de sua morte, “Pesquisas em Teologia” apresenta um dossiê vinculado à Área de Teologia Bíblica do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, acolhendo a contribuição de pesquisadores de outros Programas da Área que se dedicam à mesma temática, uma das mais antigas da Área 44: a interpretação dos textos judaico-cristãos.

Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras, que participaram do processo de gestação deste fascículo. Agradecimento particular ao Prof. Heitor Carlos Santos Utrini, docente do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio, pela coordenação deste dossiê e elaboração do editorial que abre este número.

Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores: “O senhor evoca o passado para reiterar o presente e anunciar o futuro: a retórica da configuração literária do discurso do senhor no Sinai (Ex 19,4-6a)”, de Petterson Brey; “Poesia Jurídica: um estudo exemplar de Lv 19,17-18”, de Matthias Grenzer e Maria Cristiane dos Santos; “Quando Adolphe Gesché redescobre Jó”, de Doaldo Ferreira Belém; “Misericórdia: uma expressão do amor entranhado de Deus. Uma leitura linguística e teológica de Lc 7,11-17”, de Waldecir Gonzaga e Victor Silva Almeida Filho; “A parábola do pai misericordioso: uma releitura de Lc 15,11-32 à luz do contexto histórico-cultural da Palestina no tempo de Jesus”, de Tiago Cosmo da Silva Dias; “O homem rico e Lázaro: uma leitura sob a perspectiva do contexto econômico e dos paralelos pagãos”, de Adriano da Silva Carvalho; “Ouve, meu povo, deixa-me falar” (Sl 50,7), de Tarlei Navarro.

O número conta ainda com três artigos sobre outras temáticas: “A experiência sinodal no Cristianismo antigo dos séculos II ao IV”, de Luiz Antônio Pinheiro; “Doe ‘Terrorism’ make sense? A case study”, de Ziad Fahed e Ramzi Merhej; “A transformação da vida humana a partir da experiência de união com Deus”, de Artur Viana Nascimento Neto.

Por fim, na sessão final, temos a resenha enviada por Glauber Souza Araújo sobre o livro God never meant for us to die que é uma obra de abril de 2020.

Apresentamos, neste último fascículo, aos leitores e leitoras de “Pesquisas em Teologia”, os resumos das teses, dissertações e projetos de iniciação científica desenvolvidos em 2019, em nosso Programa de Pós-graduação. Em especial, as teses e dissertações são uma boa demonstração da vitalidade e consolidação de um Programa.

A Tese é um trabalho acadêmico que expõe o resultado de um estudo ou pesquisa sobre um tema específico e bem delimitado, elaborado a partir de uma investigação original, que caracterizar-se-á como real contribuição para a área em questão. Desde 1972, já foram aprovadas cento e oitenta e oito (188) Teses em nosso PPG em Teologia.

A Dissertação é o trabalho acadêmico, sob orientação de um ou mais pesquisadores, visando a obtenção do título de mestre, que apresenta o resultado de um estudo sobre um tema único e bem delimitado, com o objetivo de analisar e interpretar as informações obtidas por meio de uma pesquisa, evidenciando o conhecimento da literatura existente sobre o assunto, assim como a capacidade de sistematização e domínio do tema escolhido. Desde 1972, já foram aprovadas trezentas e sessenta e três (363) Dissertações em nosso PPG em Teologia.

O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) visa despertar a vocação científica e incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa. Ele é um importante incentivo e uma preparação para o ingresso na pós-graduação. Nesse sentido é que nosso PPG em Teologia tem incentivado, há anos, a participação de nossos graduandos no PIBIC. Apresentamos, neste fascículo, os resumos das pesquisas do XXVIII Seminário de Iniciação Científica, realizado no dia 10 de setembro de 2020, pela PUC-Rio, em modalidade digital.

A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada desse ano que se encerra e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
Editor Gerente

Publicado: 2020-12-28

Apresentação

Editorial

Artigos do dossiê

Resenhas

Nominata dos Avaliadores ad hoc

Resumos dos projetos de Iniciação Científica