“Pesquisas em Teologia” tem o prazer de fazer chegar aos seus leitores e leitoras o seu sétimo número, dando continuidade a seu trabalho e consolidando sempre mais, assim, o seu escopo de difusão da pesquisa na Área Ciências da Religião e Teologia da CAPES. Os artigos do dossiê deste primeiro fascículo de 2021 versam sobre as relações entre Teologia e a Pandemia da COVID-19. O dossiê tem por objetivo fazer um balanço das experiências vividas e de aspectos que possam ajudar-nos a compreender o presente pandêmico e o futuro após a pandemia, contribuindo assim, para o incremento das pesquisas na subárea “Teologia Prática” da árvore do conhecimento da Área.

Nesse ano de 2021, completam-se quarenta e nove anos da fundação do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUC-Rio. “Pesquisas em Teologia”, como indica o seu próprio nome, nasce e se consolida como periódico científico em Teologia atento às questões emergentes e seus impactos na produção teológica. Sem deixar de ofertar espaço para publicações em temática livre, vem procurando articular e organizar melhor as contribuições a partir dos temas propostos nos dossiês.

Nossa comissão editorial entende que isto permite, aos interessados, uma breve visão das temáticas, dos Programas, dos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na construção do conhecimento sobre o tema central do dossiê. Uma primeira aproximação ao “estado da arte” pode, sobretudo, ajudar significativamente na construção da produção intelectual pessoal, em diálogo com os demais pares da Área.

No presente número, “Pesquisas em Teologia” conta com um conjunto de dez artigos. Cinco artigos pertencem ao dossiê e os outros cinco à seção de temas diversos. Agradecemos aos autores, bem como aos avaliadores e avaliadoras que participaram do processo de gestação deste fascículo. Agradecimento particular ao Prof. Welder Lancieri Marchini, doutor em Ciências da Religião e, atualmente, doutorando do Programa do Departamento de Teologia da PUC-Rio, pela coordenação deste dossiê e elaboração do editorial que abre este número.

Como afirmado, o dossiê deste número é dedicado ao tema “Teologia e Pandemia”. Enumeramos, a seguir, os títulos das contribuições para o dossiê e seus respectivos autores: “Um olhar sobre o flagelo do novo coronavirus em chave apocalíptica: uma reflexão teológica de Ap 6,1-8”, de Gilvan Leite de Araujo e Izabel Patuzzo; “Solidão na Comunhão: as lições da Vida Monástica em tempos de isolamento”, de Cristiano Holtz Peixoto; “O Empoderamento da Teologia durante a Pandemia”, de Fábio Luiz Ribeiro; “Itinerários da Esperança: uma hermenêutica da realidade pandêmica à luz da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis”, de Letícia Alves Duarte de Souza; e “A Teologia como sinal de esperança diante da Pandemia”, de Diego Nascimento.

O número conta ainda com cinco artigos sobre outras temáticas: “Para uma ‘Animação Patrística’ da Pastoral”, de Fábio Magno de Castro Araújo e Luiz Cláudio Moraes Correia; “O método alegórico e o interacionismo sociodiscurso, uma aproximação”, de João Carlos Domingues dos Santos Rodrigues; “A mistagogia profética do Papa Francisco: uma análise litúrgico-sacramental dos atos simbólicos realizados pelo Papa Francisco”, de Anderson Batista Monteiro; “Homilia e realidade: elementos constitutivos da pregação homilética”, Marcel Gustavo Alvarenga; e “Santo Daime: experimentando um cristianismo xamânico”, de Amanda Juliane Vicentini.

A comissão editorial agradece, antecipadamente, aos leitores e leitoras pela caminhada e deseja um bom aproveitamento dos textos que publicamos para a construção dos debates e o avanço da pesquisa acadêmica na Área Ciências da Religião e Teologia.

Prof. Dr. Abimar Oliveira de Moraes
Editor Gerente

Publicado: 2021-08-31

Apresentação

Editorial

Artigos do dossiê

Artigos em temas diversos