A PRODUÇÃO DE VÍDEOS AUTOINSTRUTIVOS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

  • Tuane Telles Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Os vídeos autoinstrutivos visam contribuir efetivamente com o ensino à distância, constituíndo de forma conveniente uma estratégia de explicação de conteúdos. Nesse sentido, este artigo busca apresentar a produção de vídeos autoinstrutivos voltados ao ensino de Geografia sob a perspectiva inclusiva, por se tratarem de atividades e explicações sobre conteúdos geográficos em língua brasileira de sinais. A metodologia utilizada se constitui em quatro fases: na primeira, realizamos a delimitação dos conteúdos que seriam trabalhados nos vídeos; na segunda, gravamos o material (com o auxílio de um professor surdo com domínio em Libras); na terceira, realizamos a pós-produção (edição) do material audiovisual para que pudéssemos remover eventuais erros de gravação, ruídos externos e baixa qualidade das imagens; na quarta, apresentamos os vídeos para os alunos. Como resultado, concluímos a produção de quinze vídeos que foram disponibilizados em um site voltado à divulgação de materiais didáticos que auxiliem na inclusão e no ensino de Geografia.

Publicado
Jul 24, 2019
Como Citar
RODRIGUES, Tuane Telles. A PRODUÇÃO DE VÍDEOS AUTOINSTRUTIVOS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Revista Educação Geográfica em Foco, [S.l.], v. 3, n. 5, july 2019. ISSN 2526-6276. Disponível em: <https://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaeducacaogeograficaemfoco/article/view/985>. Acesso em: 26 apr. 2024.