A PRODUÇÃO DE VÍDEOS AUTOINSTRUTIVOS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Resumo
Os vídeos autoinstrutivos visam contribuir efetivamente com o ensino à distância, constituíndo de forma conveniente uma estratégia de explicação de conteúdos. Nesse sentido, este artigo busca apresentar a produção de vídeos autoinstrutivos voltados ao ensino de Geografia sob a perspectiva inclusiva, por se tratarem de atividades e explicações sobre conteúdos geográficos em língua brasileira de sinais. A metodologia utilizada se constitui em quatro fases: na primeira, realizamos a delimitação dos conteúdos que seriam trabalhados nos vídeos; na segunda, gravamos o material (com o auxílio de um professor surdo com domínio em Libras); na terceira, realizamos a pós-produção (edição) do material audiovisual para que pudéssemos remover eventuais erros de gravação, ruídos externos e baixa qualidade das imagens; na quarta, apresentamos os vídeos para os alunos. Como resultado, concluímos a produção de quinze vídeos que foram disponibilizados em um site voltado à divulgação de materiais didáticos que auxiliem na inclusão e no ensino de Geografia.
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