O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word.

Diretrizes para Autores

 Ergodesign & HCI está aberta para a submissão de artigos, e sua pertinência ao escopo da publicação será determinada pelos editores e pelos membros do Corpo Editorial que vierem a serem designados. 


Recomenda-se fortemente que os autores verifiquem os artigos publicados nesta Revista, antes da submissão de trabalhos, como incentivo à contribuição inédita para o avanço das áreas de Ergodesign e Interação Humano-Computador.


 


O artigo enviado para análise deverá ser submetido no próprio site, contando com uma versão em português com as seguintes especificações: 


a) 3.000 a 5.000 palavras, considerando tabelas, gráficos e figuras. Nesse total não são consideradas as referências;


 b) tamanho A4; 


c) fonte Times New Roman tamanho 11; 


d) espaçamento simples alinhado à esquerda; 


e) Referências e Citações elaboradas segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


O modelo a seguir contém todas as especificações e deve necessariamente ser utilizado para formatação do artigo para submissão (modelo formatação de artigo.docx).


 


No momento da submissão pede-se que os autores encaminhem três arquivos conforme o modelo de formatação especificado acima: 


1. Artigo completo com a identificação e dados dos autores


2. Artigo completo sem a identificação e dados dos autores. Especialmente no arquivo nº 2, que será encaminhado aos revisores, pede-se que os autores retirem qualquer traço de identificação das propriedades do editor de texto, de modo a garantir a anonimidade.


3. Carta de Autorização de Publicação (carta de autorização.docx) devidamente preenchida e assinada, concedendo à revista Ergodesign & HCI uma licença de direitos não exclusivos.


 


Sem a submissão dos três arquivos acima listados, o artigo submetido não será enviado para revisão por pares.


Determina-se um número máximo de cinco (05) autores/coautores. A partir desse número de colaboradores, sugere-se a utilização do item Agradecimentos ao final do texto.


O artigo deverá ser salvo como arquivo de extensão *.doc ou *.docx na versão Microsoft Word a partir de Windows ou Mac.


A revista Ergodesign & HCI não será́ responsável por correções de digitação, ortografia ou gramática.


 


Uma vez aprovado o artigo o(s) autor(es)


poderão ampliar a visibilidade da publicação enviando:


a) uma versão em inglês, sendo este um short paper de 800 a 1500 palavras do trabalho completo*, compreendendo os seguintes tópicos: apresentação do trabalho/contexto de desenvolvimento; metodologia; resultados e conclusões, conforme o modelo (modelo de formatação do short paper.docx).


* O limite de palavras não inclui o abstract nem as referências.*


b) Autorização para publicação do short paper assinada pelo autor responsável pelo artigo.