O PAPEL DO TEXTO NA COMPREENSIBILIDADE DE E-SERVIÇOS

  • Heloisa Fischer LEUI | Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces, PUC-Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Claudia Mont'Alvão LEUI | Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Interfaces, PUC-Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Erica dos Santos Rodrigues LAPAL | Laboratório de Psicolinguística & Aquisição da Linguagem, PUC-Rio | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Resumo

Este artigo discute o papel da compreensibilidade textual no acesso a serviços públicos digitais brasileiros, apresentando resultados parciais de pesquisa documental e revisão bibliográfica. O trabalho aborda os conceitos de interação em governo eletrônico, valor público (relacionado ao design do e-serviço), burocratês e Linguagem Simples. Também exemplifica aspectos linguísticos do burocratês a partir de um fragmento de texto de e-serviço do governo federal.

Publicado
Dec 31, 2019
Como Citar
FISCHER, Heloisa; MONT'ALVÃO, Claudia; DOS SANTOS RODRIGUES, Erica. O PAPEL DO TEXTO NA COMPREENSIBILIDADE DE E-SERVIÇOS. Revista ErgodesignHCI, [S.l.], v. 7, n. Especial, p. 207-219, dec. 2019. ISSN 2317-8876. Disponível em: <http://periodicos.puc-rio.br/index.php/revistaergodesign-hci/article/view/1275>. Acesso em: 27 sep. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iEspecial.1275.